segunda-feira, 26 de agosto de 2019

O plano frustrado dos cães azedos de aluguel




O planejamento e o resultado fracassado de um roubo de diamantes, mas sem mostrar a sequência do assalto frustrado, formam o enredo  de  Reservoir Dogs (Cães de Aluguel), um filme estadunidense de 1992, escrito e dirigido por Quentin Tarantino, uma obra que desenha os contornos de uma estética de violência mantida em Pulp Fiction (1994) e Kill Bill I e II (2003 e 2004). O filme é marcado por uma escalada de ações violentas, que culminam com uma série de mortes e numa grande interrogação.
A obra  reúne um elenco integrado por Harvey Keitel (Mr.White), Steve Buscemi (Mr.Pink), Michael Madsen (Mr. Blonde), Tim Roth (Mr. Orage), Edward Bunkr (Mr. e próprio Tarantino  (Mr. Brown), homens que teoricamente não se conheciam e que  para evitar uma possível identificação durante o assalto usam codinomes de cores nos diálogos entre si.
Tudo começa com um grupo homens tomando café em um restaurante. Seis deles vestindo ternos escuros, parecendo executivos ou mafiosos. Eles se tratam formalmente pelos codinomes de Mr. Blonde, Mr. Blue, Mr. Brown, Mr. Orange, Mr. Pink e Mr. White. Os outros dois personagens no café são Joe Cabot (Lawrence Tierney) um conhecido mafioso de  Los Angeles, que esta acompanhado do filho o Cara Legal Eddie Cabot  (Chris Penn).
Aparentemente, o grupo não faz referências ao planejamento do roubo. No café,  Mr. Brown faz  a sua análise da música Like a Virgin, sucesso de Madonna, enquanto Joe se irrita com ele, após discutirem sobre sua agenda de endereços. Já o Mr. Pink se manifesta contra o pagamento  de gorjetas para garçonetes até  o Joe obrigá-lo  a deixar a quota da jovem que o atendeu.
Em essência Cães de Aluguel é um filme inovador  em termos de linguagem, com uma narrativa não linear, mesclada de palavrões em profusão, incorporando ao mesmo tempo as marcas registradas de Tarantino, com referências à cultura pop, aos filmes B, mostrando crimes violentos e uma trilha sonora tendo com referência a música contemporânea ao período da produção, considerada posteriormente um clássico do cinema independente.
A sequência seguinte registra o interior de um carro fugindo em velocidade. Nesse interim, Mr. White, dirige o veículo e ao mesmo tenta apoiar ao Mr. Orange, baleado no abdômen, com uma forte hemorragia e gritando de dor. Os dois chegam a um depósito abandonado, que seria o ponto de encontro do grupo após o roubo e  que passa a ser o cenário central da trama.
Mr. Pink suspeita que o assalto à  joalheria, organizado por Joe Cabot, foi uma armação. Uma evidencia seria a pronta reação dos policiais após o disparo do alarme. Mr. White revela ao Mr. Pink que Mr. Brown foi baleado pela polícia. Já os rumos de Mr. Blonde e Mr.Blue ainda são desconhecidos, ao tempo em que se desenvolve nas ruas da cidade  uma caçada policial aos ladrões.
Após cuidarem de um Mr. Orange, que parece inconsciente, Mr. White e Mr. Pink questionam as ações Mr. Blonde, um  psicopata que matou diversos civis depois que o alarme foi acionado. Mr. Pink informa que deixou os diamantes protegidos e em um local seguro. Os dois divergem sobre levar ou não Mr. Orange, que está em estado muito grave, a um hospital, o que colocaria em risco aos demais participantes do assalto.
White questiona Blonde pela violência empregada no assalto à joalheria, enquanto ele rejeita a sua crítica. Blonde diz à White e Pink para não abandonarem o ponto de encontro, uma vez que "Cara Legal" Eddie, de quem é amigo pessoal, está a caminho para socorrê-los. A sequência de violência aquece ainda mais quando Mr. Blonde apresenta um policial capturado Marvin Nash (Kirk Baltz), que colocou na mala do carro e a quem começa a torturar para que ele diga quem é o informante infiltrado na quadrilha.
O policial diz não saber e a tortura prossegue, com Blonde dançando "Stuck in the Middle With You", antes de decepar a orelha do policial com uma navalha. Quando Blonde  ameaça tocar fogo em Marvin Nash, ele acaba abatido a tiros por Mr. Orange –o policial infiltrado na quadrilha e que vinha participado de várias ações para a captura de Joe e Mr.White -, justp quando este tentava acender um isqueiro sobre um rastilho de gasolina.
A ação cresce de intensidade com uma série de flashbacks e depois, Joe atira em Mr. Orange, ferindo-o novamente. Numa reação instantânea, Mr. White atira em Joe, matando-o e, o Cara Legal Eddie atinge a Mr. White, que revida eliminando o oponente. Aproveitando o conflito, Mr. Pink, que se escondera sob as escadas para tentar se proteger do tiroteio, pega os diamantes e foge do depósito, quando a polícia chega e  entra no local. Como uma obra assinada pelo estilo de Tarantino, o filme termina com o som de um tiro, o qual poderia ter sido de  Mr. White em Mr. Orange, o policial infiltrado no bando ou mesmo se Mr. White foi executado pela polícia que atirou antecipando-se a um crime. Mas, por certo, nenhum espectador de bom senso duvida que naquele momento até as duas mortes simultâneas aconteceram fechando o ciclo de um mistério e violência tarantineanos.(Kleber Torres)
FICHA TÉCNICA

Título : Cães de Aluguel (Reservoir Dogs )
Direção: Quentin Tarantino
Roteiro : Quentin Tarantino e Roger Awary
Elenco : Harvey Keitel (Mr. White/Larry); Tim Roth (Mr. Orange/Freddy); MIchael Madsen (Mr.Blonde/Vic Vega); Chris Penn (Nice Guy Eddie), Steve Buscemi (Mr. Pink); Lawrence Tierney (Joe Cabot); Randy Brooks (Holdaway), Kirk Baltz (Mervi Nash); Edward Bunker (Mr.Blue/Eddie Bunker); Quentin Tarantino (Mr. Brown)
Cinematografia : Andrzej Sekula
Gênero : Policial
EUA
99 minutos

Nenhum comentário:

Postar um comentário