sábado, 6 de junho de 2015

Será que estão todos bem?



          A questão da velhice, da solidão, dos desencontros, da morte que está presente em tudo e dos laços familiares que unem pais e filhos num mundo complexo e globalizado estão em Everybody's Fine (Estão Todos Bem), um filme americano/italiano de 2009 dirigido, por Kirk Jones e estrelado por Robert De Niro (Frank Goode). A obra é uma refilmagem do filme italiano Stanno tutti bene (Estamos Todos Bem), de Giuseppe Tornatore, com Marcello Mastroianni.
          A história é simples e tem como pano de fundo a vida de Frank Goode, um aposentado que trabalhou durante anos em uma fábrica de cabos telefônicos de PVC, dedicando-se a um único projeto sustentar a família e formar os filhos. Viúvo e solitário, ele se cansa de  aguardar a visita dos quatro filhos - David , Robert, Rosie e Amy -, dispersos em várias cidades dos Estados Unidos –NovaYork, Chicago, Denver e Las Vegas-, para um churrasco em família, que sempre acaba  desmarcado de ultima hora e adiado indefinidamente.
          Tudo começa com Frank Goode, solitário em sua casa  cuidando dos  afazeres domésticos rotineiros e indo a médico em função de uma doença degenerativa que acomete a idosos. Ele também alimenta  a intenção de reunir os filhos na mesma mesa, comprando  bons vinhos e até investindo numa churrasqueira nova, mas no fim todos acabam cancelando o encontro por motivos diferentes e em função das seus respectivos compromissos familiares e profissionais.
          O aposentado decide então visitá-los e inicia uma longa maratona para reencontrar os filhos, mas não recomendada por seu médico, preocupado com o seu estado de saúde e com o desgaste de uma longa viagem em ônibus e trens com baldeações, riscos e tudo mais.
          Em Nova York, ele dá de cara com o apartamento fechado de David, que é artista plástico e se encontra com um idoso num restaurante  pai de três filhos e seis netos, também todos ocupados e que não têm tempo para ele, porque afinal as pessoas mudam. Daí ele parte para Chicago, onde vive sua filha Rosie (Drew Barrymore), uma publicitária bem sucedida. Ela mora em uma mansão, com o marido e o filho, mas o pai percebe problemas no relacionamento da família e anuncia no dia seguinte o seu embarque para Denver, onde pretende encontrar Robert (Sam Rockwell).
          O filme tem como contraponto das suas viagens e deslocamentos, os filhos conversando ao telefone e falando sobre a prisão de Robert, no México e depois da  sua morte em circunstancias misteriosas. Também mostra que ao conversar com os filhos, Frank ainda os vê como as crianças e percebe que o núcleo da família se articulava em torno da mulher falecida, que resolvia os problemas familiares e servia de anteparo para ele das possíveis decepções e dificuldades.
          Em Denver, ele encontra Robert trabalhando, não como o  regente da orquestra sinfônica, mas como um percussionista, porque ninguém o contratava como maestro num mercado restrito e que alega uma viagem ao exterior para não recebê-lo em sua casa. Ele explica ao pai que está fazendo o melhor para a sua vida e Frank questiona se ele é feliz e realizado como pessoa.
          Depois de uma série de contratempos provocados por atrasos e problemas com o fuso horário, o que resultou na perda de um embarque num ônibus, ele acaba chegando a Las Vegas, onde vive a filha Amy (Kate Beckinsale), que o recebe com tapete vermelho num luxuoso limusine e o abriga num apartamento cinco estrelas – cedido por empréstimo por um amigo. Nem ela é a dançarina de sucesso que ele idealiza, como vive em companhia de outra mulher e ainda tem um filho de meses a quem finge cuidar como um favor a uma amiga.
          No encontro com Amy, Frank questiona porque os filhos contavam tudo a sua mãe e ela explica: “com mamãe a gente podia conversar, porque ela era uma boa ouvinte e você era apenas um grande falador, que exigia muito da gente”. Ele responde que o que pretendia apenas era ser um  bom pai e decide voltar para casa num avião.
          Acometido por um enfarto durante o voo de volta à sua casa, ele acaba num hospital onde reencontra os três filhos sobreviventes e então sabe da morte de David. Os três planejam um reencontro da família no Natal, afinal com os acertos e desacertos da vida a expectativa é de que estejam todos bem, em que pese os dilemas e decepções do cotidiano, com os ganhos e perdas que se somam ao longo do tempo. (Kleber Torres)


Ficha técnica:
Everybody's Fine (Estão Todos Bem)
Direção: Kirk Jones
Duração: 1h 40m
Música: Dario Marianelli
Elenco: Robert De Niro, Drew Barrymore, Kate Beckinsale, Sam Rockwell … Robert, Lucian Maisel e Katherine Moennig


Nenhum comentário:

Postar um comentário