sexta-feira, 25 de novembro de 2016

A 5ª Onda ou uma distopia com gosto de apocalipse








Quem conhece a história bíblica das sete pragas do Egito tem no filme A 5ª Onda, uma espécie de distopia apresentando  como pano de fundo uma disputa entre humanos contra alienígenas e híbridos formatados através da mistura dos materiais genéticos deles pelo domínio do mundo, uma reprise com gosto de apocalipse. O fato é que após quatro ondas consecutivas de ataques sucessivos e cada vez mais mortais, os quais dizimaram boa parte do planeta Terra, os novos dominadores tentam na fase final a extinção dos seres humanos.
Tudo começa com um flash da primeira onda de ataques, quando um pulso eletromagnético retira a eletricidade do planeta, deixando as pessoas sem acesso à eletricidade, o que elimina os canais de comunicação eletrônicos, paralisa hospitais, postos de gasolina, elevadores e inviabiliza a vida nas cidades. A supressão da energia também imobiliza carros, navios e provoca acidentes graves como a queda de aviões que se chocam com áreas urbanizadas e grandes edifícios.
Já a segunda onda, com gosto absoluto de cinema catástrofe, provoca um tsunami gigantesco que mata 40% da população mundial e provoca a destruição de edifícios e cidades, mostrando através de efeitos especiais computadorizados pessoas lutando pela vida. Na terceira onda, os pássaros passam a transmitir um vírus mortal que mata 97% das pessoas que resistiram aos ataques anteriores.
Mais adiante, ba quarta onda, os próprios alienígenas se infiltram entre os humanos restantes através de elementos híbridos e robôs, espalhando o medo e a desconfiança entre os sobreviventes. O golpe final seria dado com uma quinta onda, com a possibilidade distópica de exterminação definitiva da raça humana através de um processo de eliminação seletivo que visava matar da forma mais eficiente possível aos quer conseguiam sobreviver a todas às  condições adversas enfrentadas até então.
É neste cenário  escatológico,  que a adolescente Cassie Sullivan, interpretada por Chloe Grace Moretz. Ela tenta proteger seu irmão mais novo e descobrir num mundo de incertezas e dúvidas em quem finalmente pode confiar. A jovem se envolve então numa corrida desesperada para tentar escapar e se possível, salvar seu irmão menor. Nesta luta, ela se associa  à um jovem  que pode ser sua esperança  se acaso ao menos ela pudesse confiar no aliado e escapar aos invasores, que eram denominados de ‘Os Outros’.
A Cassie  do filme uma personagem  coerente e típica com as das jovens  das famílias da classe média americana contemporânea, ou seja, uma garota que vai a escola, frequenta festas na casa de seus amigos e vive a expectativa de namorar um colega ou um jogador  de futebol americano. Com a invasão a expectativa se reverte, e ela  assume uma postura diferenciada, pegando em armas e lutando como uma guerreira circunstancial na luta pela sobrevivência.
Embora a 5ª Onda seja um filme de aparência juvenil e dirigido para um publico de adolescentes, ele tenta também  conquistar o  público adulto, com cenas muitas vezes dinâmicas e  sequências recheadas de violência, complementadas por palavrões tão comuns no cinema americano e nas  insinuações sexuais. No conjunto, o filme revela uma certa superficialidade e é piegas em termos afetivos ao revelar a disputa de dois jovens pelo coração da guerreira adolescente, que acaba fazendo no final do filme a sua escolha e opção pessoal por um personagem hibrido, mas que se diz favorável à causa dos humanos.
A 5ª Onda nos deixa apenas uma lição que vai além das sequências de efeitos especiais computadorizados e da falta de propostas para um problema ligado à sobrevivência do homem numa possível disputa com alienígenas:  mostra que a nossa esperança é que nos torna humanos, mas que isso não é tudo, afinal o apocalipse pode eclodir em qualquer momento ou lugar, quando vivemos num universo liquido e rico das incertezas nossas de cada dia.(Kleber Torres)
Ficha técnica:
Título : The 5th Wave / A 5ª Onda
Direção: J Blakeson
Roteiro: Susannah Grant, Akiva Goldsman, Jeff Pinkner
Elenco: Chloë Grace Moretz, Nick Robinson, Alex Roe
Música: Henry Jackman e Marco Beltrami

Lançamento : 2016

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