domingo, 16 de fevereiro de 2020

A lenda de um velho assaltante e a sua arma






Baseado numa reportagem de David Grann para a revista New Yorker, o filme O Velho e a Arma (The Old Man and the Gun), conta a história de Forrest Tucker (Robert Redford), um assaltante habilidoso e especialista em dezenas de fugas de presídios. Aos 70 anos, depois de escapar de San Quentin, numa fuga considerada espetacular, ele começa uma série de roubos a bancos que chamam a atenção de um detetive (Casey Affleck) e da mídia.

David Lowrey, que dirigiu Casey Affleck em Amor Fora da Lei, em 2013 e a Robert Redford, três anos depois, em Meu Amigo o Dragão, constrói uma narrativa simples e objetiva, mostrando a ação de um ladrão que agia disfarçado, usando apenas um bigode postiço e uma arma jamais apontada diretamente para as vítimas. Ele entrava nos bancos discretamente, vestindo paletó, chapéu e gravata, entregava às caixas -sempre mulheres- um bilhete  ameaçador pedindo dinheiro e ameaçando à vitima.

A narrativa é direta, mostrando as ações e a vida  do assaltante, que mesmo idoso ainda sonhava com o projeto de um grande roubo  e vinha arregimentando alguns comparsas (Danny Glover e Tom Waits), como também o  trabalho e a vida dos policiais, com sequencias intercaladas revelando a tensão da trama e o antagonismo entre os dois grupos.

Como foi baseado numa história real, o diretor colocou como guia de referência da trama as datas dos roubos e  outras ações. Numa trama paralela o filme também narra o romance de Tucker com Sissy Spacek, o que é uma outra história na vida de um assaltante que parecia feliz diante da vítima. (Kleber Torres)



Ficha Técnica


Título : O Velho e a Arama (The Old Man and the Gun)
Direção : David Lowery  
Roteiro : David Lowery baseado numa reportagem de David Grann
Elenco : Robert Redford, Casey Affleck, Sissy Spacek, Elisabeth Moss, Carly Tamborsky, Denise Barone, Gene Jones, John David Washington, Keith Carradine, Leah Roberts, Danny Glover e Tom Waits
Musica : Daniel Hart
Ano : 1918

Nenhum comentário:

Postar um comentário