A ficção é tão rica e abrangente, que permite até a produção de um filme sobre The Beatles sem a participação de George Harrison/Ringo Star/John Lennon/Paul McCartney e isso foi possível na comédia romântica britânica Yesterday (2019), dirigido por Danny Boyle a partrir de um roteiro assinado com competência e criatividade por Richard Curtis tendo como pano de fundo o resgate das músicas que celebrizaram o quarteto fabuloso de Liverpool com a deflagração da beatlemania.
No filme, Jack Malik (Himesh Patel) é um músico que divide o tempo entre um emprego formal e apresentações ocasionais em bares ou casas noturnas e, que após sofrer um acidente ao ser atropelado por um ônibus, acorda sem alguns dentes depois do apagão e numa espécie de amnésia reversa, se tornando a única pessoa que se lembra das músicas dos Beatles. Essa memória o torna uma celebridade no universo da música, como um cantor e compositor que escreve e interpreta suas músicas.
Como cantor e compositor anônimo de Lowestoft, Malik tem como produtora, fã incondicional e amiga de infância Ellie Appleton (Lily James), que o incentiva de forma incondicional. a não desistir de seus sonhos. Ao sair do coma, ele faz uma apresentação onde canta "Yesterday" para seus amigos e descobre que eles nunca ouviram falar dos The Beatles em casa, ele apresenta para os pais e um amigo distraídos "Let it be", outro sucesso da banda inglesa.
Ao perceber que as pessoas desconhecem The Beatles, ele começa a interpretar suas músicas e depois de uma apresentação numa emissora de televisão, Malik é convidado pelo pop star Ed Sheeran, que interpreta ele mesmo, para a abertura de um show em Moscou, onde o músico até então desconhecido agrada o público e acaba desafiado para um duelo com o seu concorrente, vencendo a parada interpretando "The Long and Winding Road".
Com as portas abertas para o show business, Malik acaba assinando com uma gravadora iniciando uma escalada para uma carreira global. Nesta trajetória, ele reconstitui a trajetória dos Beatles, visitando Liverpool, a sua cidade natal e visitando pontos de referência de músicas como Strawberry Field, Penny Lane e o túmulo de Eleanor Rigby's. Uma sequência interssante nesta carreira meteórica do novo astro é a reunião com os publicitários no brain storm para o lançamento do seu álbum sem os conceitos de marketing que levaram The Beatles para o estrelado e que batizam o disco com o insosso título de One Man Only.
Afastado de Ellie, Malik conquista o público e se prepara para lançar o álbum em um concerto em Gorleston, uma cena que tem como referência o Rooftop Concert (Concerto do Telhado), que marcou a última apresentação pública dos The Beatles. Antes do show, ele é abordado nos bastidores por dois fãs que eles sabem que ele plagiou as músicas da banda inglêsa. Os dois misteriosos fãs lhe dão o endereço de John Lennon, que sobreviveu ao atentatado e chegou à velhice longe dos holofotes e da fama. Lennon o aconselha a perseguir o que ele ama e sempre dizer a verdade, sinalizando para um surpreendente final feliz de uma hiostória de música e amor.
Yesterday também nos ensina e deixa uma lição fundamental , que não deve ser esquecida: o mundo sem The Beatle seria um mundo infinitamente pior.(Kleber Torres)
Ficha técnica
Título : Yesterday
Direção: Danny Boyle
Roteiro: Richard Curtis
Elenco: Himesh Patel, Lily James, Kate McKinnon, Ed Sheeran, Ana de Armas, Lamorne Morris, Sophia Di Martino e Joel Fry
Cinematografia: Christopher Ross
Música: Daniel Pemberton
Gênero: musical/comédia
Reino Unido
Ano : 2019
Colorido
116 min
Nenhum comentário:
Postar um comentário