domingo, 22 de maio de 2022

Cibersegurança uma questão que afeta governos, empresas e a própria cidadania


 

 

Preso numa cadeia de segurança dos Estados Unidos, onde cumpria pena  por cometer crimes virtuais, o hacker Nicholas Hathaway (Chris Hemsworth)  é retirado da prisão para identificar e localizar um ciberterrorista que roubou seu código e, depois de invadir um sistema de segurança digital, provocou um desastre nuclear na usina de Xiuan, na China. A ação criminosa resultou em sequência  numa série de eventos, inclusive ataques a sistemas bancários,  que impactaram o mercado global de ações, mobilizando os serviços de informação das duas maiores potências mundiais.

O enredo  associa a ação do hacker colaborando com agentes de segurança americanos e chineses para investigar inclusive outros crimes cibernéticos com ampla repercussão de  Chicago a Los Angeles ou de  Hong Kong a Jacarta. À medida que as investigações avançam Hathaway descobre juntamente com Chen Line (Teng Wei) e Carol Barret (Viola Davis) que  as apostas se tornam pessoais e  o ataque a uma usina nuclear chinesa foi apenas o começo de uma série de ações criminosas, que incluiriam o projeto para rompimento de diques visando probocar inundações na Malásia, causando em contrapartida a escasses de estanho no mercado mundial.

O thriller de ação foi dirigido pelo experiente Michael Mann, considerado um dis cineastas americanos mais inovadores da sua geração e que tem a seu crédito filmes como Fogo contra Fogo (1995), O Informante (1999),  Colateral(2004), Miami Vice(2006) e Inimigos Públicos (2009), a partir de um roteiro instigante de Morgan Davis Foehl sobre uma questão que preocupa governos, empresas e os cidadãos: a cibersegurança. O filme rodado em 2015, recebeu o elogio de críticos e  espectadores, mas não rendeu o esperado, custou US$ 70 milhões e rendeu apenas US$ 20 milhões.(Agência Brasil)

 

Ficha técnica:

 

Título : Blackhat (Hacker)

Diretor : Michael Mann

Roteiro : Morgan Davis Foehl

Elenco : Chris Hemsworth, Teng Wei, Viola Davis, Ritchie Coster, Holt McCallang, John Ortiz, Yorick van Wageninger, Wang Leehom

Cinematografista – Stuart Drayburgh

Música : Harry Gregson-Williams, Atticus Ross e Leopold Ross

Gênero : Drama

2015


Nenhum comentário:

Postar um comentário