sábado, 27 de dezembro de 2014

Águia na Cabeça



Os bastidores políticos, econômicos, culturais e sociais do jogo do bicho, ainda uma das poucas instituições sérias deste país, ao lado do Carnaval e do futebol, são mostrados com nitidez e todos os seus contrastem em A Águia na Cabeça.  O filme de Paulo Thiago explora com  objetividade uma temática popular e conhecida por todos os brasileiros, revelando o poder dos banqueiros do bicho – que hoje perdem espaço para os traficantes e o crime organizado - , com sua influência na vida política, econômica e social.
Paulo Thiago usa a linguagem dos filmes de ação e de aventura, misturado naturalmente com um melodrama sentimental e de fundo místico  para mexer com os sentimentos, a emoção e o interesse do público. Estes ingredientes  fazem com que o filme seja aberto a diversas leituras e releituras, inclusive como metáfora da própria realidade brasileira, um país em que as pessoas se assumem autoridade através do jeitinho, do suborno ou mesmo  da carteirada com a tradicional pergunta sobre você sabe com quem está falando?
Tudo começa quando um senador que tem contato com o jogo e a contravenção é assassinado pelo seu braço-direito, Cesar (Nuno Leal Maia), tenta  de todos os modos ocupar, inclusive através do casamento com a sua filha, o seu posição através de uma rede de intrigas e mortes. Ele entra em confronto com o Turco interpretado por Hugo Carvana, que é dirigiente de uma escola de samba e que tem como símbolo a águia, que no mundo real é uma referência ao símbolo do império Serrano.
O filme também explora não apenas a questão do poder e do domínio dos bicheiros nas comunidades onde atuam, bem como a sua associação com políticos, jornalistas e banqueiros, formando um circulo vicioso e que tem a sua própria dialética .
Águia na Cabeça também tenta em termos de ficção e aventura, uma incursão na linha dos filmes policiais, mas o seu principal foco está na disputa pelo poder político e econômico, numa sociedade onde o dinheiro dos bicheiros acaba lavado e esquentado através de operações  bancárias de forma periférica e marginal.  O dinheiro também custeava as escolas de samba.
O elenco reúne nomes expressivos como os Nuno Leal Maia, Christiane Torloni, Zezé Mota, Jece Valadão, Tereza Rachel e Hugo Carvana, além do irrepreensível Wilson Grey, que tema  seu crédito a participação em mais de 200 filmes nacionais  e cuja imagem está indissoluvelmente associada à do cinema brasileiro desde as chanchadas da Atlântida. Jofre Soares e Nildo Parente completam o elenco também com excelente desempenho. Em tempo: o filme também mostra que o crime compensa. (Kleber Torres em Princípio das Ideias)



Ficha Técnica:
Direção : Paulo Thiago
Roteiro: Aguinaldo Silva e Doc Comparato
Elenco :Nuno Leal Maia, Christiane Torloni, Zezé Motta, Jece Valadão, Jofre Soares, Xuxa Lopes, Tereza Raquel, Chico Díaz, Wilson Grey, Nildo Parente e Hugo Carvana
Ano : 1984

Duração: 108 minutos 

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