sábado, 24 de setembro de 2016

Muito além das vagas estrelas da Ursa Maior



Considerado uma releitura moderna dos mitos de Electra e Orestes, o filme  Vaghe stelle dell'Orsa (Vagas estrelas da Ursa) é uma produção cinematográfica italiana de 1965, dirigida por Luchino Visconti com foco na fragmentaçãoe desestruração da família e de um mundo impactado pelo pós-guerra. O filme também fala da loucura, da música, da delação e do incesto.
Claudia Cardinale  interpreta Sandra Dawson, uma bela e instável mulher que se casa com o norte-americano Andrew (Michael Craig ) durante uma viagem de estudos  à Europa para investigar histórias sobre o campo de concentração nazista Auschwitz, cenário de milhares de mortes de prisioneiros  durante o holocausto e como parte da solução final anunciada por Adolf Hitler para extermínio  dos judeus.
Antes de se mudar para os Estados Unidos, onde residiria em definitivo, o casal resolve viajar à terra natal de Sandra, Volterra na Toscânia, para participar de uma cerimônia em homenagem ao falecido pai dela,  um famoso cientista judeu morto pelos nazistas e também para que Andrews conheça a família da mulher, cuja mãe permanece internada num hospício com problemas mentais.
Na  velha e imensa mansão da família, o casal é recepcionado pela  criada Fosca (Amalia Troiani ), a  qual informa a  Sandra  que seus parentes não virão, deixando-a  decepcionada e deprimida.  Sandra acaba descobrindo que  o seu  irmão Gianni (Jean Sorel ) está em casa e num encontro marcado por insinuações de incesto,lhe conta que escreveu um romance sobre a vida deles durante a adolescência.
O título original do filme tem como referencia o poema "Le ricordanze"mde Giacomo Leopardi e o trecho citado é declamado por Gianni em uma cena, quando declara pretender dar o mesmo nome ao seu romance:
“Vagas estrelas da Ursa Maior, eu não acreditava
Voltar e poder novamente contemplá-las
Brilhando e iluminando o jardim de meu pai,
Ou conversar com você da janela
Nessa casa onde vivi minha infância
E vi a última alegria da minha vida se desvanecer”, o que faz uma referência à separação dos irmãos no período da guerra que fragmentou e dividiu a família.
Lucino Visconti desenvolve a trama da tragédia como uma teia de informações que permite a Andrews  acabar descobrindo os traumas e dramas vividos pela mulher,  bem como a sua relação ambígua e incestuosa com o irmão, que a chantageia para continuar o romance da adolescência.  
Também descobre que  a mãe de Sandra  é uma pianista famosa, que toca em quase todas as cenas que participa  músicas de Cesar Frank, sofre de enfermidade mental, e sobre a morte do pai dela depois de capturado pelos nazistas em 1942. O marido também  caba sendo informado de que o padrasto Renzo Ricci (Antonio Gilardini),  e acusado pelos irmãos por ter denunciado o  seu pai para se casar com a mãe, passando a dirigir e dilapidar  as finanças da família.
O filme termina com o desfecho esperado para uma tragédia e se revela como uma obra prima da história do cinema. O próprio Visconti declarou numa entrevista que escolheu o incesto para tema do filme por ser um dos dramas do seu tempo e complementou lembrando que a ambiguidade é o verdadeiro aspecto de todos os personagens do filme exceto um, o de Andrew, o marido de Sandra, a quem cabe decodificar o conjunto das informações sobre o perfil psicológico e moral dos personagens.(Kleber Torres)

Ficha técnica
Título : Vaghe stelle dell'Orsa / Vagas estrelas da Ursa
Direção : Luchino Visconti

Elenco: Claudia Cardinale  (Sandra Dawson), Jean Sorel  (Gianni Wald-Luzzati), Michael Craig  (Andrew Dawson), Renzo Ricci (Antonio Gilardini), Fred Williams (Pietro Formari), Amalia Troiani  (Fosca) e Marie Bell 

Nenhum comentário:

Postar um comentário