As Mil e uma
Noites (Mille e uma Notte) de Pier Paolo Pasolini é um filme onírico que
envolve drama, erotismo, pornografia e até comédia, tendo como base uma frase
do próprio cineasta ao considerar que a verdade não está num sonho, mas em
muitos sonhos superpostos. Tudo começa quando um homem inicia uma estranha viagem
à procura de sua amante, uma bela escrava chamada Zumurrud, que foi raptada por
um ser de olhos azuis.
Na sua longa e
aventureira busca, ele vai cruzar com uma série de outros personagens com seus
dramas humanos envolvidos em traições, cobiças e desejos eróticos. O filme
mostra o leilão de uma escrava que se recusa a ser vendida e pode ser encarado como uma grande alegoria
formada por pequenas histórias que se somam tendo como pano de fundo relações
hetero e homossexuais em abundância.
Um dos
personagens diz que o que Deus quer acontece e o que não quer não acontece e o
filme faz parte de Trilogia da Vida
produzida no período de 1971 a 1974, inciada por Decameron, seguido de Os Contos de Canterbury e de As
1001 Noites, obras polêmicas e que dividiram
a opinião do público e da própria crítica.
Ela foi encerrada com o assassinato Pasolini em circunstâncias consideradas misteriosas,
em novembro de 1975.
No filme As
Mil e uma Noites tudo é metafórico, chocante e superdimensionado, misturando poesia belas
com imagens como a de uma espécie de Eros,
que usa um arco e flecha com um pênis na ponta como se fosse um vibrador.
Há também a relação dúbia entre Aziz (Ninetto Davoli)/Aziza e ainda o caso da
Rainha Dunya, que odeia homens e tem um jardim particular, num contexto que
envolve sexo, prazer, sadomasoquismo e a morte inexorável.
Um personagem
faz referência à importância da ciência, arte e literatura, lembrando que sem
conhecimento não há nada, numa sociedade que valoriza apenas o dinheiro. Já um
sapato deixado numa tumba nos remete à história da Gata Borralheira e depois há uma referência a conhecer o mundo numa viagem pelo
mar.
Numa outra
sequência, Franco Citti, com cabelos vermelhos, interpreta um demônio que
mantém como prisioneira uma jovem branca, uma cor que contrasta com a dos demais personagens do filme, inclusive
da bela nativa africana com seus olhos claros. Assim, quando um jovem entra por acidente no local, não consegue resistir
à beleza da moça, que também se apaixona
por ele. Quando o demônio retorna ao local, descobre que não há nada mais que
ele possa fazer, então corta-lhe os
braços, depois as pernas, mas a vítima
em sua resistência ainda é capaz de fazer amor com os olhos.
O filme
também é premonitório quando mostra um jovem assassinado, o que aconteceu na
vida real um ano depois com o próprio cineasta. Como comunista e homossexual,
Pasolini revela em seus filmes uma critica à política e ao sexo mostrando
personagens às vezes de carne e osso, que respiram, amam, comem, bebem, trepam e
dormem para depois sonhar. O problema é sabermos onde está o limite do sonho ou da realidade
num mundo conturbado e às vezes cruel, onde nem sempre a razão ou até mesmo o prevalecem.(Kleber Torres)
Ficha técnica
Direção
e roteiro: Pier Paolo Pasolini
Elenco :
Ninetto Davoli, Franco Merli e Inês Pelegrini
Gênero Drama,
comédia e erotismo
Ano : 1974
Duração: 3h10min
Uma produção
Franco/Italiana
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