terça-feira, 24 de outubro de 2017

Aliados tem o mesmo cenário mas não repete o sucesso de Casablanca




Tendo como cenário Casablanca, que dá o titulo de um filme antológico com o mesmo nome dirigido por Michael Curtiz, em 1942, que envolve um drama romântico e de espionagem durante a Segunda Guerra, envolvendo nazistas contra franceses e ingleses,  Aliados (Allied), de 2017, surgiu como uma proposta ambiciosa e referências históricas ao seu antecessor, contando com a direção de Robert Zemeckis e reunindo um elenco de primeira linha com Brad Pitt, Marion Cotillard e Jared Harris. O filme não surpreende ao espectador e se perde na lentidão narrativa caindo no vazio.
Zemick, que tem a seu crédito filmes de sucesso como Forrest Gump, De Volta pro Futuro e O Náufrago, selecionou um elenco de atores  de peso para  um filme romântico e de ação,  que tem como pano de fundo o desenrolar da Segunda Guerra, com o envolvimento de ações militares e de espionagem. Tudo começa quando o piloto e espião canadense Max Vatan (Brad Pitt) desce de paraquedas no deserto e vai para Casablanca, no Marrocos, com o objetivo assassinar o embaixador nazista.
Nesta empreitada, ele tem como parceira a bela e irrequieta guerrilheira francesa Marienne Beausejour (Marion Cotillard)  a quem não conhecia e por quem acaba se apaixonando,  casando e tendo uma filha.  Os dois realizam o atentado numa festa na embaixada alemã e ao que se depreende no desenrolar do filme, é que a execução agradaria ao próprio Hitler, que nos bastidores pretendia se livrar do embaixador germânico e assim teria facilitado a ação dos agentes aliados, com uma infiltrada na ação.
Em realidade, Beausejour é uma espiã nazista e que foi colocada em lugar de uma guerrilheira da resistência francesa executada pela Gestapo. Extrovertida, muito bonita e sensual Marianne tem trânsito livre na  sociedade de Casablanca, que também era um centro de espionagem onde agiam espiões aliados e nazistas.
Assim, depois do atentado bem sucedido, o casal vai para a Inglaterra, onde Vatan continua atuando no serviço de informações da RAF, enquanto a mulher se dedica a cuidar da  casa e da filha, uma postura conflitante com a da guerrilheira francesa que tocava piano e cantou a Marselhesa desafiando oficiais nazistas.
Em função do vazamento de informações militares confidenciais, Vatan começa a ser investigado pelo serviço secreto sob pena de ser executado, juntamente com sua mulher, por espionagem, uma vez que sinais de rádio eram emitidos do bairro onde o casal morava e o referencial da emissão seria uma mulher, a qual seria uma suposta agente alemã.
A partir daí o piloto começa a investigar a companheira colocando em risco a sua carreira, num filme em que os ambientes e cenários fazem referências claras a Casablanca, mas se perde no vazio pela previsibilidade e por não conseguir prender o espectador, inclusive com poucas ações bélicas, uma delas com um bombardeiro alemão caindo nos fundos da casa do casal, que recebia amigos para uma festa. O filme termina com a morte da espiã que faz a opção pelo suicídio num aeroporto, que também é o cenário do final de Casablanca, que ao contrário do seu sucessor, ficou em definitivo na história do cinema.(Kleber Torres)

Ficha técnica

Título: Aliados (Allied)
Dreção: Robert Zemeckis
Roteiro : Steven Knight
Elenco :  Brad Pitt, Marion Cotillard, Jared Harris, Matthew Goode, Lizzi Caplab, Anton Lesser e  Camille Cottin
EUA

2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário