Resiliência é a palavra chave que define o filme Sangue pela Glória (Bleed for This) ao narrar o drama do pugilista Vinny Pazienza (Miles Teller), um lutador que volta aos ringues depois de um grave acidente automobilístico e conquista em seguida um titulo mundial. Dirigido com competência por Ben Younger, que também assina o roteiro, o filme foi produzido pelo lendário Martin Scorsese diretor de dezenas de filmes a exemplo de Taxi Driver e Touro Indomável.
Com uma carreira marcada por altos e baixos, mas com uma técnica e estilo inconfundíveis que lhe renderam muitas vitórias e pelo menos três derrotas consecutivas, que quase o deixaram fora dos ringues, Pazienza conseguiu um titulo mundial numa categoria superior à sua graças à ajuda do treinador Kevin Rooney (Aaron Eckhart), que se tornou célebre Kevin Rooney (Aaron Eckhart), na preparação de Mike Tyson, de quem havia se afastado por questões pessoais.
Alguns dias depois dessa grande, ele acaba sofrendo um sério acidentes ao pegar uma carona com um amigo.
Depois de permanecer vários dias entre a vida e a morte numa unidade de terapia intensiva, ele acorda e descobre que sofreu sérias lesões no pescoço, o que poderia comprometer os movimentos, com risco de deixá-lo paraplégico e sem condições de voltar aos ringues que era a sua paixão.
Mesmo usando uma traquitana de aparelhos com parafusos na cabeça e no tronco para recalcificação das lesões, ele começa secretamente, sem o conhecimento da família e do técnico a treinar no porão da sua casa. Depois, ela passa a contar com a ajuda de seu treinador Rooney.
A recuperação de Pazienza é lenta, primeiro pegando pesos e fazendo trabalho de musculação.
Contrário ao uso de qualquer tipo de droga ou bebida, o lutador se recusa até mesmo de receber anestesia para retirada dos parafusos que prendiam os equipamentos à cabeça e ao tronco, o que lhe dava uma aparência de ET e dificultava até mesmo entrar e sair de um carro pequeno. A sua recuperação surpreende até mesmo aos médicos que duvidavam que voltasse até mesmo a andar.
A historia de Vinny Pazienza começa em casa, ou melhor, na academia de seu pai onde iniciou ainda muito jovem a treinar, tendo como modelo e ídolo Cassius Clay Jr. depois Muhammad Ali, de quem copia de certa forma a técnica dos jabs e ajustando ao seu estilo a dança no ringue.
O treinador Kevin Rooney tem papel fundamental no preparo do pugilista, que conta como apoio integral da família, em especial seu pai Angelo (Ciarán Hinds), que negocia pessoalmente a sua volta aos ringues enfrentando Duran Mão de Pedra, até então um lutador imbatível, garantindo um contrato milionário. O filme mostra que os sonhos não morrem e que impossível é uma palavra fora dos dicionários das pessoas resilientes e que têm pelo mens um objetivo na vida.
(Kleber Torres)
Elenco: Milles Teler, Aaron Eckart, Katey Sagal, Ciarán hinds, Ted Levine, Amanda Clayton, Jordan Gelber e Christine Evangeista
Diretor de fotografia : Larkin Seiple
Cenografista : Kay Lee
Nenhum comentário:
Postar um comentário