domingo, 21 de junho de 2020

Uma parceria de mais de quatro décadas na história no cinema


 

 

 

Em cerca de 25 minutos, o documentário John  Williams &  Steven Spielberg – A aventura continua (John Williams &  Steven Spielberg - the adventure continues), dirigido por Laurent Bouzereau, revela em cores e música o resultado de uma das mais longas e produtivas parcerias da história do cinema,  que começou em 1974 e se prolonga ao longo dos últimos 46 anos, com a conquista de diversos Óscares e faturamento de mais de US$ 1 bilhão, somente nas bilheterias dos cinemas.

A história começa no filme Louca Escapada (The Sugarland Express), segundo filme de Spielberg, então um jovem com pouco mais de 20 anos na época. O fato é que ao longo do tempo, apenas três filmes do Spielberg não tiveram a trilha sonora assinada por  John Williams: A Cor PúrpuraPonte de Espiões e Jogador Nº1, um regente vigoroso e um compositor altamente criativo, com passagem pelo universo do jazz.

O documentário, realizado em 2017, envolve um período de 43 anos da dupla e inclui entrevistas com Steven Spielberg e John Williams, falando sobre uma parceria que  durante os 90 anos da história do cinema sonoro, registra  um dos poucos e mais longos casos em que um diretor e um compositor formaram uma associação tão proveitosa e criativa por tantos anos. Esta associação teve como resultado  uma série de partituras consideradas clássicas, superando a prova inexorável do tempo, o que as torna sempre atuais e com impacto na cultura popular..

A parceria  Steven Spielberg e John Williams se destaca em dois pontos: pela criatividade e pela  riqueza, o que fica evidenciado na música de Louca Escapada, em que há uma fusão de jazz e country music. O documentário reuniu a Orquestra Boston Pops, dirigida desde 1980 por Williams, que começou sua trajetória como pianista de jazz, além de corais que participaram das gravações inclusive da Lista de Schindler’s (Schindler's List), um filme sobre o drama do Holocausto.

O destaque desta parceria é que ela vai desde a trilha para Tubarão, com uma espécie telegrama sonoro para o espectador, que quase não vê o monstro assassino,  até a criativa saudação alienígena através de cinco notas de Encontros Imediatos de terceiro grau (Close Encounters of the Third Kind).

O documentário transita transversal  e universal por diversos filmes com uma variedade de tramas dirigidas por  Spielberg, um dos mais influentes cineastas, como  a marcha de Caçadores da Arca Perdida (Raiders of the Lost Ark) e os temas  emocionantes associados às música que Williams compôs  para mais de duas dezenas de projetos do cineasta e que se inscrevem na rica história do cinema, a qual pode ser lida não apenas em imagens e planos sequenciais, como também em sons que ficaram na nossa memória e serão lembrados para sempre.(Kleber Torres)

 

Ficha Técnica:

 

Titulo :  John Williams &  Steven Spielberg - the adventure continues (John  Williams &  Steven Spielberg – A aventura continua)

Direção : Laurent Bouzareau

Elenco :  John Williams e  Steven Spielberg

Produção : 2017

Duração : 25 minutos


Nenhum comentário:

Postar um comentário