“Boa noite para todos” celebra os 70 anos do cantor
e trompetista Louis Armstrong, considerado
um ícone e a própria personificação do
jazz, uma figura tão importante quanto a de Duke Ellington na história desta rica
e criativa manifestação artístico-musical originária de comunidades de
Nova Orleans. O filme
realizado em 1971, passou em 2008 por uma restauração digital
produzida e dirigida por outras duas lendas do mundo do jazz George Wein e
Sidney J. Stiber, teve como cenário especial o tradicional Festival de
Jazz de Newport.
A histórica celebração musical reúne o astro do
jazz, com sua simplicidade e seu humor, cuidando dos preparativos e ensaiando
para a apresentação da noite com seus convidados. O filme narrado pelo próprio
músico, passeia por grandes sucessos como “What a Wonderful World” , “Blueberry
Hills”, e “Way
down yonder in New Orleans”, com a participação de lendas como Mahalia
Jackson, num show a parte e que fechou o espetáculo, desfilando musicalmente ao lado de Dizzie
Gillespie, Jimmy Owens (o mais jovem
músico do grupo), Bobby Hackett, Wild Bill Davison e Ray Nance, junto com as
bandas Preservation Hall Jazz Band e da Eureka Brass.
Imperdível a exibição Dizzie Gillespie, que fala da
dimensão de Louis Daniel Armstrong para a história do jazz e sua contribuição à
música, inclusive com a sua técnica inigualável de scat, o famoso improviso
vocal com vocábulos inventados, que o imita de forma magistral em “I'm
confessing”.
O neto de escravos que foi abandonado pelo pai e
foi entregador de jornais na juventude, mas hoje é considerado um dos mais
poderosos e influentes músicos de todos
os tempos, com o seu trompete e voz inconfundível, também participou ativamente
das celebrações confraternizando com os
músicos e os fãs que foram para Newport, um tradicional festival realizado em
agosto de cada ano desde 1954 e que este ano 2020, em função da pandemia do
novo coronavírus, foi cancelado.
Entre as apresentações de clássicos que prevalecem
ao longo do tempo estão “Hello Dolly”,
“I Want a Little Girl”, “Thanks a Million”, “Way Down Yonder in New Orleans”,
“I'm Confessin'”, “Them There Eyes”, “Nobody Knows the Trouble I've Seen”, “I'm
in the Market for You”, “Ain't Misbehavin'”, “When It's Sleepy Time Down
South”, “Pennies from Heaven”, “Blueberry Hill”, “ “Mack the Knife”, e a imortal“What
a Wonderful World”,e Armstrong, nos
intervalos fazia comentários e falou da sua relação visceral com a música,
lembrando que “se o disco é bom e se tiver rítmo, eu compro.”
Na apresentação de Mahalia Jackson, que interpretou
entre outras músicas “Let There Be Peace on Earth”, o que relembra a sua cidade
natal e “Come On Children Let's Sing”, Armstrong fez uma ligação entre sua
música gospel – uma das formas do jazz que também se manifesta no blues, no
soul e até no regtime um precursor do universo jazzístico - e as igrejas como marco de contrição e de fé.
Como tudo é música, ele cantarolou “Let
it be”, dos Beatles, que tinha ouvido recentemente e concluiu com sua
sabedoria: “esta música é religiosa e é de igreja por excelência”, o que foi
dito por quem entende de música e sabe que este é um dos caminhos para se
chegar a Deus.(Kleber Torres)
Ficha
Técnica:
Título : “Louis Armstrong : Goog evening, everybody” Louis Armstrong :“Boa noite para todos”
Direção : George Wein e Sidney J. Stiber
Elenco : Louis
Armstrong, Bobbie Hackert, Ray Nance, Jimmy Owen, Wild Bill Davidson, Mahalia
Jackson, George Win, Joe Newman, Dizzie Gillespie, Tyree Gleen e Oliver Jack
Ano: 1971
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