quinta-feira, 25 de junho de 2020

Uma chuva de estrelas numa noite muito mais que especial


“Boa noite para todos” celebra os 70 anos do cantor e trompetista  Louis Armstrong, considerado um ícone  e a própria personificação do jazz, uma figura tão importante quanto a de Duke Ellington na história desta rica e criativa manifestação artístico-musical originária de comunidades de Nova Orleans. O filme realizado em 1971, passou em 2008 por uma restauração digital produzida e dirigida por outras duas lendas do mundo do jazz George Wein e Sidney J. Stiber, teve como cenário especial o tradicional Festival de Jazz de Newport.

A histórica celebração musical reúne o astro do jazz, com sua simplicidade e seu humor, cuidando dos preparativos e ensaiando para a apresentação da noite com seus convidados. O filme narrado pelo próprio músico, passeia por grandes sucessos como “What a Wonderful World” , “Blueberry Hills”,  e “Way down yonder in New Orleans”, com a participação de lendas como Mahalia Jackson, num show a parte e que fechou o espetáculo,  desfilando musicalmente ao lado de Dizzie Gillespie,  Jimmy Owens (o mais jovem músico do grupo), Bobby Hackett, Wild Bill Davison e Ray Nance, junto com as bandas Preservation Hall Jazz Band e da Eureka Brass.

Imperdível a exibição Dizzie Gillespie, que fala da dimensão de Louis Daniel Armstrong para a história do jazz e sua contribuição à música, inclusive com a sua técnica inigualável de scat, o famoso improviso vocal com vocábulos inventados, que o imita de forma magistral em “I'm confessing”.

O neto de escravos que foi abandonado pelo pai e foi entregador de jornais na juventude, mas hoje é considerado um dos mais poderosos e influentes  músicos de todos os tempos, com o seu trompete e voz inconfundível, também participou ativamente  das celebrações confraternizando com os músicos e os fãs que foram para Newport, um tradicional festival realizado em agosto de cada ano desde 1954 e que este ano 2020, em função da pandemia do novo coronavírus, foi cancelado.

Entre as apresentações de clássicos que prevalecem ao longo do tempo  estão “Hello Dolly”, “I Want a Little Girl”, “Thanks a Million”, “Way Down Yonder in New Orleans”, “I'm Confessin'”, “Them There Eyes”, “Nobody Knows the Trouble I've Seen”, “I'm in the Market for You”, “Ain't Misbehavin'”, “When It's Sleepy Time Down South”, “Pennies from Heaven”, “Blueberry Hill”, “ “Mack the Knife”, e a imortal“What a Wonderful World”,e  Armstrong, nos intervalos fazia comentários e falou da sua relação visceral com a música, lembrando que “se o disco é bom e se tiver rítmo, eu compro.”  

Na apresentação de Mahalia Jackson, que interpretou entre outras músicas “Let There Be Peace on Earth”, o que relembra a sua cidade natal e “Come On Children Let's Sing”, Armstrong fez uma ligação entre sua música gospel – uma das formas do jazz que também se manifesta no blues, no soul e até no regtime um precursor do universo jazzístico  - e as igrejas como marco de contrição e de fé. Como tudo é música,  ele cantarolou “Let it be”, dos Beatles, que tinha ouvido recentemente e concluiu com sua sabedoria: “esta música é religiosa e é de igreja por excelência”, o que foi dito por quem entende de música e sabe que este é um dos caminhos para se chegar a Deus.(Kleber Torres)

 

Ficha Técnica:

Título :  “Louis Armstrong : Goog evening, everybody”  Louis Armstrong :“Boa noite para todos”

Direção : George Wein e Sidney J. Stiber

Elenco : Louis Armstrong, Bobbie Hackert, Ray Nance, Jimmy Owen, Wild Bill Davidson, Mahalia Jackson, George Win, Joe Newman, Dizzie Gillespie, Tyree Gleen e Oliver Jack

Ano: 1971


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