segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Uma tripla releitura inteligente de um clássico de Charles Dickens



A comédia Os Fantasmas Contra-Atacam (Scrooged) dirigida em 1988, por Richard Donner, cineasta que também tem no seu currículo Superman - o filme e Gonnies, faz  uma releitura tripla de uma obra prima de Charles Dickens, A Christmas Carol (Conto de Natal), publicado nos idos 1843 e que por mais de um século foi objeto de mais de duas dezenas de adaptações para o cinema, a primeira delas um curta-metragem do cinema mudo, com o título Scrooge, que chegou às telas em 1901.

 

O filme é  estrelado pelo experiente Bill Murray (Francis Xavier Cross), ator que atuou em vários filmes da franquia Caça-Fantasmas e teve uma atuação primorosa em 2019 na instigante comédia zumbi  Os Mortos não Morrem (The Dead Don’t Die), de Jim Jarmussch, onde se destacou como sherife de uma pequena cidade americana enfrentando uma epidemia mortal. Ele tem como parceira em  Os Fantasmas Contra-Atacam, Karen Allen, a quem acaba reconquistando.

 

A narrativa nos mostra Frank Cross, como um energúmeno executivo da televisão indiferente aos dramas e problemas humanos. Ele é um homem cruel, mesquinho e totalmente avesso ao espírito natalino. A sua única preocupação é centrada apenas nos índices de audiência e no retorno financeiro dos projetos que coordena, o que torna a programação comandada por ele como uma espécie de vale-tudo, tendo como referência  "A Noite em Que a Rena Morreu", em que  um Papai Noel usa um fuzil automático numa caçada infernal com a participação de Lee Majors interpretando a ele mesmo.

 

A personalidade do executivo  Cross é similar à de Ebenezer Scrooge,  e por coincidência, ele inclui na sua grade de programação a encenação de A Christmas Carol,  a ser apresentada ao vivo na véspera de Natal. Mas do mesmo modo que Scrooge, ele maltrata as pessoas que o cercam e até demite  um empregado que além de perder o emprego, se separa da mulher e se torna um morador de rua.

 

Cross também é visitado como o velho rabugento Ebnezer Scrooge, que serviu de modelo ao personagem do  antológico  Tio Patinhas no mundo dos quadrinhos, por três fantasmas scroogianos,  virando o seu mundo de ponta a cabeça. Os fantasmas que o visitam o remetem à infância pobre dos anos 50, depois à idade adulta com os encontros e desencontros amorosos e por fim,  com as disputas profissionais e financeiras que o tornaram insensível e indiferente.

 

Tudo isso e uma série de acontecimentos  levam o executivo a rever a sua vida, a sua relação com as pessoas que o cercam,  os seus valores pessoais e suas metas, o levando a redescobrir o amor do passado e a generosidade, ajudando até a curar uma criança que perdeu a fala ao ter o pai ser assassinado ou readmitindo o empregado que demitira e que sem perspectiva, o havia caçado à bala para se vingar. O filme mostra que nem tudo está perdido e que mesmo para os que não têm fé, existe uma porta para a salvação, o que passa pelo também  humor, pela arte e porque não pelos caminhos da própria vida? (Kleber Torres)

 

Ficha técnica

 

Título : Scrooged (Os Fantasmas Contra-Atacam)

Diretor :  Richard Donner

Roteiro :  Mitch Glazer e Michael O’Donoghve, Charles Dieckens

Elenco : Bill Murray, Karen Allen, John Forsythe, John Glover, Bobcat Goldth Wait, David Johansen, Carol Kane, Robert Mitchum,  Buddy Hacett, Robert Goulet e Lee Majors

Música : Danny Elfman e Danny Hartman

Cinematografista : Michael Chapmann

101 minutos

1988

Nenhum comentário:

Postar um comentário