segunda-feira, 14 de abril de 2025
Quando o preço da verdade pode ser a própria morte
"O Preço da Verdade" (Dark Waters) é um filme que envolve uma grave denúncia sobre contaminação da água provocada pela DuPont no desenvolvimento do teflon, a partir de um composto químico PFOA ou C8 amplamente usado na produção de frigideiras e panelas antiaderentes, o que o torna um manifesto político e ambiental sobre uma questão de saúde pública de dimensão global. Dirigido por Todd Haynes e estrelado por Mark Ruffalo, que interpreta Rob Bilott, um advogado corporativo que enfrenta uma gigante dos setor químico para expor a contaminação ambiental causada pela empresa no desenvolvimento de novos produtos.
A direção de Haynes é sensível e eficaz, capturando a tensão e a persistência necessárias para enfrentar um sistema protegido por advogados, cientistas, técnicos e burocratas a serviço de uma empresa que lucrou anualmente US$ 1 bilhão com a venda do C8 ao longo das últimas cinco décadas.
A fotografia de Edward Lachman utiliza tons de verde, azul e amarelo para refletir a temática ambiental, a frieza corporativa e o aconchego familiar, respectivamente. Esses elementos visuais criam uma atmosfera de desesperança e poluição, alinhada à narrativa do filme que chega a ser lenta em alguns momentos a partir da contaminação do gado e de pessoas que viviam no entorno de uma fazenda nas margens do rio Ohio, na Virgínia Ocidental, onde estava instalado um depósito de resíduos industriais.
O roteiro é cuidadoso ao mostrar a resistência popular através do personagem Wilbur Tennant, interpretado por Bill Camp, que perde o seu rebanho e a prória vida, enquanto Rob Bilott representa a escolha de usar o privilégio para buscar justiça. A história, baseada em fatos reais, é um poderoso lembrete da importância da resiliência e da luta contra a poluição e o escamoteamento de informações ambientais.
"O Preço da Verdade" não é apenas um filme; é um chamado à ação e à reflexão sobre nosso papel na preservação do meio ambiente e na busca por justiça, oferecendo diversas lições importantes, especialmente relacionadas à coragem, ética, resiliência e impacto ambiental numa ação judicial morosa e que se arrastou por duas décadas, comprometendo a saúde do próprio Rob Bilott, que ve morrer clientes, enfrenta enormes obstáculos, com a perda amigos, renda pessoal e sofre pressões ao longo de sua jornada, mostrando sua crença na defesa da justiça.
O filme revela como a contaminação ambiental pode afetar vidas humanas, animais e ecossistemas inteiros, diante dos olhos indiferentes dos órgãos governamentais, que atuavam de forma lenta na regulamentação de controles e monitoramento de problemas que oferecem riscos para as pessoas e o próprio planeta. Os dados levantados por Rob Billlot permitiram o registro de quase quatro mil casos de pessoas que tiveram a saúde afetada diretamente pelo C8 e vai permitir o acompanhamento de mais de 70 mil pessoas que podem inclusive desenvolver algum tipo de câncer somente na Virgínia Ocidental.
Ficha técnica:
Título : O preço da verdade (Dark Waters)
Direção: Todd Haynes
Roteiro: Nathaniel Rich, Mario Correa, Matthew Michael Carnahan
Elenco : Mark Ruffalo, Anne Hathaway, Tim Robbins Bill Camp, Victor Garber, Mare Winningham e Bill Pullman
Gênero: Drama, Suspense
País de origem: Estados Unidos
Ano de lançamento: 2019
Duração: 126 minutos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário