quarta-feira, 25 de dezembro de 2024

Um Cavalo de Tróia que pode estar no bolso de cada um

Com duração de 60 minutos, “Sob Vigilância"(Surveilled), exibido pelo HBO, é um documentário impactante e preocupante dirigido por Ronan Farrow, que mergulha profundamente na complexa indústria de espionagem cibernética, denunciando o uso de spyware que permitem acesso a fotos, mensagens, arquivos e diálogos das pessoas monitoradas jogando por terra a ideia da privacidade e cidadania. Farrow é um jornalista conhecido por seu trabalho investigativo premiado internacionalmente e neste documentário nascido a partir de uma reportagem para o New Yorker, com o título “The Survillance State,” expõe as ameaças silenciosas que a espionagem cibernética representa tanto para democracias quanto para indivíduos comuns. O documentário destaca como tecnologias de spyware, como o Pegasus, desenvolvido pelo NSO Group, uma empresa israelense especializada na produção de programas de segurança e espionagem, mas que são usadas por governos autoritários e democráticos para monitorar cidadãos, muitas vezes violando direitos constitucionais, com o uso de GPS para rastreamento dos seus alvos. Farrow apresenta uma narrativa convincente e alarmante através de entrevistas com técnicos e diretores da empresa desenvolvedora do sistema, especialistas em segurança e pessoas monitoradas em vários países, mostrando um painel crítico sobre a proliferação dessas tecnologias e os riscos associados a elas. A direção de Matthew O'Neill e Perri Peltz, que também assinaram o roteiro com Ronan Farrow, complementa a investigação proporcionando uma visão clara e perturbadora da realidade da espionagem moderna, que utiliza programas avançados capazes de transformar o celular num espião no bolso da vítima, que tem todos os seus passos monitorados em tempo real. O documentário é uma chamada urgente à ação, alertando sobre a necessidade de regulamentação e proteção contra abusos tecnológicos e revela como o software foi usado para a prisão de traficantes como El Chapo, no México, além de servir para monitorar jornalistas, políticos e defensores de direitos humanos inclusive em países do continente europeu. Além de transportar o telespectador para o cenário do “velho oeste” digital, sem lei e sem alma, o filme mostra Israel como um dos países que lidera os sistemas de vigilância digital numa escala global, usando os conflitos com o Hamas e o Hezbollah – que teve sua cúpula liquidada com o uso de spywares. Hoje, estes sistemas são usados por países europeus desde 2025 e são usados também pelos governos da Arábia Saudita, dos Emirados Árabes, Kuwait e de vários países africanos com governos de viés autoritário para o combate a atividades criminosas e ao terrorismo. “Sob Vigilância” também oferece pistas para identificação e enfrentamento dos spywares. O filme, de 2024, cita o caso de pelo menos 11 diplomatas americanos que tiveram seus aparelhos telefônicos ou computadores hackeados, alertando sobretudo para os riscos e impactos destrutivos destas tecnologias digitais. O fato concreto é que o spyware veio para ficar e a indústria do setor, em plena expansão, continua crfescendo, tendo lucros e se sofisticando cada vez mais. Assim, o único caminho para quem não quiser se expor ou se tornar vulnerável é simplesmente ficar sem celular. (Kleber Torres)

domingo, 10 de novembro de 2024

A dupla face de um dilema político, social e existencial

Mesmo sem uma política nacional de segurança pública definida com a integração de ações entre União, Estados e Municípios, o governo brasileiro reagiu com rapidez através do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski ao condenar a venda de armas de fogo logo após um incidente recente em que um atirador num surto psicótico matou o pai, o irmão, dois políciais militares e feriu outras oito pessoas, inclusive familiares, em Nova Hamburgo (RS), além de abater a tiros dois drones da polícia. Ele era esquizofrênico, mas tinha registro de Colecionador, Atirador e Caçador para porte de armas (CAC), segundo informações da Polícia Civil e Brigada Militar do Rio Grande do Sul, que investigaram o caso. O autor dos disparos, identificado como Edson Fernando Crippa, 45 anos, foi morto dentro de casa onde morava com a família após um tiroteio de nove horas contra policiais, que tentaram – sem sucesso - uma negociação que não se tornou possível. No imóvel, a polícia encontrou várias armas, muitas delas de grosso calibre e mais de 300 munições, o que serviu para reforçar o discurso do governo contra a venda de armas e questionar à instituição do porte de arma para pessoas com registro de CAC no país. A história nada tem a ver com o filme 400 contra 1(2010), de Caco Souza, sobre a origem do Comando Vermelho, em que um faccionado enfrenta as forças de segurança. Neste diapasão, como em Itabuna no ano passado um outro homem num surto psicótico matou a facadas um interno em um albergue de idosos e doentes mentais, seria de bom alvitre abolir também a venda e a fabricação de facas, que também são instrumentos letais e oferecem risco à população mesmo sem necessidade burocrática de registro específico junto aos organismos de segurança. O fato é que o debate sobre a venda de armas e a sua letalidade tem sido um tema recorrente nos Estados Unidos e também no Brasil, onde ocorrerm por ano uma média de 50 mil assassinatos, uma das maiores taxas de homicídio do mundo, representando uma média de 22,8 mortes violentas para cada 100 mil habitantes. Cabe ainda observar que as facções do crime organizado operam a todo o gás com ações em todo o território nacional, exibindo armas de grosso calibre, sem necessidade de registro ou qualquer outra formalização e realizando atentados cinematográficos como o que resultou na morte do empresário Antônio Vinícius Lopes Gritzbach, envolvido com uma facção do crime organizado, executado no aeroporto de Guarulhos, na capital paulista, numa área de intensa movimentação de veículos e pessoas. O caso do crime do Rio Grande do Sul e que ganhou repercussão nacional, envolve porém duas faces do problema e que precisam de uma atenção específica de governo. Ninguém discute que a polícia aparentemente enxuga gelo numa guerra desarticulada contra o crime organizado, uma vez que não há uma integração de ações entre o governo federal, estados e municípios, enquanto o crime está cada vez mais organizado, estruturado e usando até mesmo os sofisticados recursos da tecnologia digital para aplicação de golpes virtuais e mesmo monitoramento ou vigilância pelo sistema 24 x 7 das áreas onde atuam e operam as gangs criminosas. Mas, se por um lado o governo se mostrou preocupado com o comércio de armas e munições, cujo controle caberia ao exército, polícia federal e em teoria do Ministério da Justiça, ganhando apoio de alguns setores da socidade civil organizada, por outro lado, nenhuma voz se levantou com relação à situação precária e falta de assistência aos esquizofrênicos no Brasil. Este é um grave problema de ordem política, psicológica e social, que se agudizou com o fechamento dos manicômios no país, os quais, teoricamente, deveriam ser substituídos por serviços de atendimento terapêutico, seja através de centros comunitários, núcleos de convivência e mesmo por unidades de tratamento ambulatorial, que na prática, considerada o critério da verdade, inexistem ou funcionam precariamente na maioria das cidades brasileiras. Coincidentemente, o trágico incidente do Rio Grande do Sul ocorreu quando estava em exibição pelo Prime Video a série Irmãos Esquizofrênicos (Six Schizophrenic Brothers), um documentário de quatro capítulos, sobre uma família norte-americana em que seis dos 12 irmãos, filhos de Don e Mimi Galvin - uma família católica, de origem irlandesa e de classe média alta- , que manifestaram sintomas de esquizofrênia na transição para a idade adulta. A série explora a evolução das relações e das lutas internas dos personagens principais frente à esquizofrenia. O primeiro capítulo mostra a família de 10 meninos e duas meninas, entre os quais Peter, Donald, Brian, Matthew e Jim, que já manifestavam os primeiros sinais de que algo estava errado ainda na juventude a partir do relacionamento entre si e com os irmãos menores. A esquizofrenia de um dos irmãos mais velhos começa a se manifestar com comportamentos incomuns e paranóicos, levando a conflitos e agressões aos irmãos mais jovens, contribuindo para desmoronamento da estrutra familiar. No grupo, Peter, desmembra um cachorro na banheira da casa da família. Donald nos primeiros surtos, quebrava todas as janelas da casa, ele também abusou física e sexualmente de um dos irmãos, mas também foi abusado por um padre que frequentava a casa da família Galvin. Jim, manifestava os seus problemas mentais, sendo cruel com os irmãos mais jovens e Brian, já adulto, num surto psicótico, matou tragicamente à namorada e praticou suicídio logo em seguida. Um dos irmãos não esquizofrênico considera que os problemas fizeram desabar o mundo do que seria uma família de classe média até então teoricamente perfeita e estruturada. O segundo capítulo aprofunda o debate sobre as dificuldades do tratamento e a luta constante contra o estigma da doença, que não era aceita pela família, a qual procurava esconder o comportamento bizarro dos filhos evitando possíveis internações. Os pais optavam por um atendimento ambulatórial e mostrando aos viznhos um núcleo familiar perfeito, cujo patriarca era um oficial graduado da aeronáutica e tinha inclusive doutorado. Mas os problemas se tornam mais intensos e visíveis no decorrer do tempo, resultando em conflitos e situações constrangedoras para a família, que mesmo assim procurava evitar a internação dos filhos, um dos quais o psiquiatra considerou perigoso e recomendou uma internação que nunca chegou a ocorrer. O capítulo também revela o impacto emocional da doença, da medicação que perdia efeito ao longo do tempo e dos tratamentos psiquiátricos ambulatoriais com suporte da Academia da Força Aérea, o que contribui para um desgaste mental e emocional para a desestruturação todo o núcleo familiar, o que se concretizou após as mortes do pai e da mãe dos 12 irmãos. O terceiro capítulo tem como foco o ponto de inflexão na dinâmica familiar, quando os pais percebem a dimensão do problema, que é permanente e requer apoio contínuo. O foco recai sobre a reconstrução das relações familiares, e os irmãos passam a confrontar seus próprios medos e limitações. As terapias em grupo e as conversas nem sempre amigáveis e tensas se tornam uma tentativa de estabelecer um equilíbrio na convivência entre irmãos e lidar com os traumas resultantes de uma tragédia familiar. O último capítulo da série traz uma sensação de esperança para os irmãos doentes e para os próprios pacientes com a enfermidade em todo o mundo. A convivência com a esquizofrenia, embora ainda desafiadora, se torna mais compreendida com a identificação pelos pesquisadorees de um gene ligado à doença em alguns membros da família, após o sequenciamento do genoma dos Galvin. A pesquisa também permite a definição de instrumentos para avaliar como esse gene recessivo pode ser afetado inclusive pelo ambiente externo e como eventos traumáticos podem desencadear a esquizofrenia. Com isso, os irmãos e seus familiares – muitos dos seus descendentes sofrem de ansiedade por medo da esquiszofrenia – temendo uma doença que afeta o pensamento e as sensações, assim, aprendem a desenvolver uma nova rotina, aceitando a condição como parte da vida e mantendo-se alerta para possíveis desvios de comportamento. Peter, por exemplo, se considera “curado” , mas continua tomando regularmente os médicamentos recomendados pelos médicos que o acompanham. No passado, ele foi detido por agressão a dois policiais, mas diz que nunca foi preso, está limpo e hoje trabalha como paramédico. Ele se identifica com São Pedro, um homem santo e que foi pregado na cruz. Para o seu médico, ele é um paciente que está estabilizado. No seu histórico pessoal, ele permaneceu estável por dez anos, até 2002, quando apresentou problemas e em 2004, em função da resistência adquirida aos remédios que utilizava, Peter passou a ser sumbetido a uma terapia eletroconvulsiva (ECT), com uso de eletrochoque e, após cada sessão, diz que fica como um homem novo em folha. Também seu irmão Matthew não se considera doente e vive como ele numa comunidade terapêutica. Hoje, Donald, Peter e Matthew viovem em casas de repouso, com permanente acompanhamento médico. Os pais, antes de morrer, pediram aos demais irmãos que não os abandonasse, mas eles não tem conseguido e a família se dividiu ao longo dos últimos anos. Em março de 2022, um grupo de irmãos se reuniu em Colorado Springs para uma avaliação da situação do núcleo familiar fragmentado e da situação dos irmãos ainda vivos, com esquisofrenis. A série termina com uma mensagem de esperança mostrando que, mesmo nas situações mais difíceis, é possível encontrar alguma paz e equilíbrio, com uma saída viável através da ciência e do avanço na produção de medicamentos ou desenvolvimento da terapias para o atendimento à esquizofrênicos, o que se complementaria com a adoção de políticas públicas adequadas. Já a violência brasileira parece não ter cura, enquanto a própria sabedoria popular na terra do Alienista, de Machado de Assis, nos ensina que de médico e louco cada um de nós tem um pouco e alguns, partecem ter um pouquinho a mais. (Kleber Torres)

segunda-feira, 28 de outubro de 2024

O humor e loucura no hiato entre as culturas primitivas e a civilização

Ao narrar a história de Xi, interpretado pelo nativo N!Xav - um membro da tribo San, bosquímanos que vivem no deserto do Kalahari, na África do Sul -, cuja vida muda radicalmente quando encontra uma garrafa de Coca-Cola que cai casualmente de um avião e milagrosamente, não se quebra, o filme "Os Deuses Devem Estar Loucos"(1980), levanta uma série de reflexões sobre o impacto sobre a chegada da modernidade em sociedades primitivas e a absurda complexidade da vida civilizada e urbana, com seus conflitos sociais, culturais, étnicos, políticos e ideológicos. Dirigido por Jamie Uys, que explora uma série de ‘gags’ nas diversas sequências, o filme é em essência uma comédia satírica, que usa o choque cultural entre selvagens e civilizados no mundo moderno para explorar questões profundas, mas com bom humor e romantismo, sobre a civilização, o consumismo, a anomia e a alienação tecnológica. Construído como uma espécie de documentário, o filme parece, numa primeira vista, uma comédia leve e ingênua, com situações que beiram o absurdo, com Xi – integrante de uma tribo de bosquímanos nômades, que sobrevivem pacificamente mesmo sem leis e sem chefes, da caça e da coleta de furtos numa região desértica e com poucas reservas de água - tentando devolver a maldita garrafa aos deuses indo para isso se preciso ao fim do mundo. Nesta viagem, ele acaba se deparando com um confronto entre guerrilheiros que lutam contra um governo autocrático ou o cientista atrapalhado Andrew Steyn (Marius Weyers) envolvido em uma série de desventuras cômicas com a sua paixão Kate Thompson (Sandra Prinsloo). O humor do filme é ácido e profundamente crítico, faz rir e, ao mesmo tempo, expõe as contradições do mundo civilizado, onde objetos insignificantes, como uma garrafa de vidro branco, que parece água, mas é duro, podem transformar a vida de uma comunidade pacífica de selvagens em um caos de rivalidades e confusão, gerando sentimentos de posse e conflitos para pessoas que consideravam que Deus colocou as coisas na terra simplesmente para serem usadas. A garrafa, que para os San é uma novidade inusitada, traz para eles os males da posse e do desejo para pessoas sem o senso de propriedade, que conviviam apenas com árvores, mato e animais, refletindo ao mesmo tempo uma crítica mordaz à sociedade de consumo e às relações econômicas ou políticas que conduz aos conflitos inevitáveis entre grupos antagônicos. O filme desenha um contraste claro entre a pureza da vida no deserto do Kalahari e o caos do mundo urbano, marcado pela violência, ganância, desordem e conflitos pelo poder político e econômico. Para Xi e seu povo, a vida é simples, centrada na sobrevivência e na harmonia com a natureza. Já a sociedade moderna, que fica a 60 milhas das comunidades aborígenes, é retratada principalmente através das peripécias de Steyn e Kate Thompson, que é caótica e cheia de complicações como as relações interpessoais no mundo civilizado. Uys parece questionar a verdadeira evolução da civilização ocidental em relação a um povo sem calendário e para quem todos os dias são domingo ou quem sabe, segundas ou terças feiras, sugerindo que, apesar de toda a tecnologia e aparente sofisticação dos civilizados, o homem moderno perdeu a simplicidade e a conexão com o essencial, com a própria natureza e a essência fundamental das coisas. A perspectiva de Xi é tratada com dignidade e respeito, e o filme evita cair em um olhar condescendente para com a sua cultura, para um homem que queria saber porque os deuses lhe mandaram aquele artefato, o qual poderia ter mil e uma utilidades, inclusive como instrumento de sopro a partir do seu gargalo ou servindo como um brinquedo para crianças da tribo. Vale observar que garrafa de Coca-Cola é um símbolo do consumo de massa e da globalização na sociedade ocidental e torna-se no filme uma metáfora poderosa da invasão cultural, trazendo à tona um problema: a destruição de modos de vida tradicionais pelo materialismo e objetos de consumo mesmo sem o líquido do refrigerante. Na comunidade dos bosquímanos, a garrafa faz surgir a dipsuta, o ódio e a violência na disputa da sua posse e, ao ser jogada para cima numa primeira devolução tentada por XI, o artefato retornou e caiu sobre sua filha que acabou desacordada quando o objeto caiu sobre a sua cabeça. Desiludido, ele decide enterrar a garrafa, e naquele dia, cessou a conversa e o riso no pé da fogueira da comunidade nativa. Mas, uma hiena farejou o sangue e desenterrou o objeto maligno,que acabou encontrado por outra criança da tribo, gerando uma nova disputa na tribo. Estes problemas fizeram Xi tomar a decisão de levar a coisa miligna se preciso até o fim do mundo. Ao mesmo termpo ocorre um atentado terrorista no território onde o selvagem teria de transitar, e Xi tem seu primeiro encontreo com o mundo civilizado, ao se deparar com um animal barulhento – um carro -, que deixa como uma serpente, duas marcas de pneus em paralelo como rastro infinito no chão. "Os Deuses Devem Estar Loucos" também levanta preocupações antropológicas sobre a forma como retrata os personagens indígenas. Xi se choca ao se defrontar com Kate Thompson, uma loura, a quem considera a coisa mais feia dos mundo, com seus cabelos esbranquiçados. A participação do nativo como protagonista e a maneira como ele e sua tribo são mostrados pode ser vista como uma romantização exagerada da vida primitiva dos aborígenes e uma redução dos bosquímanos a caricaturas exóticas. Xi achava, a princípio, que os brancos eram deuses. De certa forma, o filme tende a reforçar estereótipos e bias, mostrando em contrapartida o homem urbano como um trapalhão desajeitado, que muitas vezes pesquisa sobre coisas sem interesse prático ou objetivo e o indígena é retratato como um ser ingênuo, reforçando dualismos simplistas sobre civilização e barbárie. Um exemplo é quando Xi mata uma cabra e acaba preso, por não compreender que o animal era propriedade de terceiros, sendo solto mediante um acordo. A narrativa também pode ser criticada por não dar voz própria aos bosquímanos, com seu estilo narrativo que os coloca no contexto observados antropológicos ao invés de agentes centrais de suas próprias histórias ou das suas vidas. "Os Deuses Devem Estar Loucos" é frequentemente visto como um produto do período, com seu olhar colonial e ocidental sobre as culturas nativas. No entanto, sua capacidade de provocar discussões sobre o consumismo, a globalização e os efeitos da modernização sobre culturas tradicionais ainda ressoa até os dias de hoje, emergindo como uma obra divertida, mas provocativa e que nos convida a uma reflexão sobre o que é e os conceitos da civilização com todas as suas incongruências. Com inteligência e através do humor, o filme convida o público a questionar os valores que moldam a sociedade moderna e a refletir sobre o impacto que o progresso com os seus artefatos pode ter sobre culturas que vivem isoladas e em harmonia com o meio ambiente. "Os Deuses Devem Estar Loucos" continua sendo relevante por sua crítica aos conflitos da vida moderna e ao imperialismo cultural gerando forte impacto ambiental que nos conduziu a guerras, à emissão de gases poluentes e gera os riscos de mudanças climáticas que parecem estar ocorrendo em escala global, mostrando ainda que a palavra-chave é sustentabilidade.(Kleber Torres) Ficha técnica: Título Original: The Gods Must Be Crazy / Os Deuses Devem Estar Loucos Direção e Roteiro: Jamie Uys Elenco Principal: N!xau, Marius Weyers, Sandra Prinsloo, Louw Verwey, Michael Thys, Nick de Jager Música : John Boshoff Ano de Lançamento: 1980 País: África do Sul, Botsuana Gênero: Comédia, Aventura Duração: 109 minutos Idioma: Africâner, Inglês, Nama

sábado, 19 de outubro de 2024

Dersu Uzala: uma lição de sustentabilidade e respeito à natureza

Considerada uma obra-prima sobre a relação sustentável do homem com a natureza, mesmo em condições climáticas adversas nas florestas e geladas estepes siberianas, o filme “Dersu Uzala” marca um ponto de inflexão na carreira do cineasta japonês Akira Kurosawa, que rodou o seu primeiro filme fora do Japão através de uma colaboração com o estúdio Mosfilm, na antiga União Soviética. O filme é uma adaptação das memórias do explorador russo Vladimir Arsenyev, interpretado por Yuri Solomin um oficial e topógrafo do exército czarista, que comandava uma expedição exploradora na Sibéria e relata sua amizade com o nômade Dersu Uzala, interpretado por Maksim Munzuk, um caçador solitário das estepes siberianas, que tinha o conhecimento e o domínio da vida na natureza, como forma de sobrevivência e de coexistência para a preservação da flora e a fauna. Como resultado emerge uma obra cinematógrafica que se destaca por sua profundidade emocional na relação entre pessoas, bem como pela beleza visual das cenas e pela profunda reflexão sobre a relação entre o ser humano e a natureza, o que resultou na conquista do prêmio maior do festival de Moscou (1975) e do Óscar de Melhor Filme Estrangeiro (1976). Tudo começa em 1902, quando ao encontrar por acaso numa trilha a Derzu Uzala – um caçador itinerante que vivia na floresta sozinho, depois de perder a mulher os filhos para varíola -, o capitão Arsenyev o convida para guiar a expedição e tem como resposta um lacônico: “eu preciso pensar”. Depois de aceitar a missão, o novo guia começa a observar o grupo de soldados da expedição que o ridicularizam pela sua simplicidade e aparente inocência, observando que eles olham, mas não veem o que acontece ao seu redor. Ao constatar pegadas na floresta por onde passava a expedição, ele alertou sobre a presença de chineses na área e previu a existência de um abrigo nas proximidades, o que acabou confirmado algum tempo depois. Para Derzu Uzala, o sol é um companheiro importante e se ele morrer, todos também irão morrer. Ele também fala dos seus deuses anímicos e das forças poderosas da natureza como a água, o vento e o fogo, que precisam ser respeitados. Ele critica também ao desperdício de munição dos soldados da expedição que treinavam tiro ao alvo com uma péssima pontaria, mas ao receber uma arma para atirar, prefere mirar e acertar na corda, para aproveitar a garrafa vazia usada como alvo e que para ele teria utilidade como cantil na floresta. Akira Kurosawa, conhecido por seu domínio do cinema em preto e branco, mostrou a sua genialidade ao explorar com o requinte o uso cores num filme colorido, revelando os cenários das vastas e selvagens paisagens da Sibéria capturadas com uma atenção aos detalhes e exalando uma beleza quase poética nas imagens. As tomadas de florestas densas, vastas planícies e montanhas geladas são tratadas com a mesma reverência que Kurosawa deu às paisagens humanas em filmes como Ran – uma adaptção oriental da história do Rei Lear, de Shakespeare - e Os Sete Samurais, transformando a natureza em um personagem poderoso, contrastando com a insignificância do homem frente a ela e revelando sua imponência e imprevisibilidade. Outra sequência importante na primeira parte do filme, que é dividido em dois blocos temporais entre 1902 e 1907. O primeiro de 1902, quando participa da expedição exploratória do exército tzarista e numa sequência, ele e o capitão se perdem numa planície depois que um vendaval apagou os seus rastros na areia. Como anoitecia e as temperaturas na estepe caem a níveis que colocam em risco a sobreviência humana, Dersu Uzala improvisa um abrigo com a vegetação que consegue cortar antes do anoitecer, salvando a sua vida e do seu chefe. Nesse incidente, ele fala ao capitão sobre a insignificância do homem diante das forças da natureza e recusa o convite de ir com o mesmo para a cidade, onde não tem uma casa e nem referenciais sobre a vida urbana. Ao invés de receber o salário em dinheiro, ele prefere uma doação em munição e alimentos. Cinco anos depois, Vladmir Arsenyev volta a Sibéria chefiando uma outra expedição no período da primavera de 1907, quando começa o degelo, gerando enchentes nos rios, com lama em profusão nas trilhas e um calor intenso. Por acaso, o grupo reencontra com Dersu Uzala que volta a servir de guia para os levantamentos topográficos da região. O caçador condena a caça predatória por homens que procuravam apenas recolher as peles e dentes, deixando para trás a carcaça apodrecida de animais. Ele também condena bandidos que assaltavam e asssinavam as vítimas de sequestros na área rural, mas começa a apresentar sinais de perda da acuidade visual deixando-o impedido de ver com nitidez animais, coisas e objetos circundantes, inviabilizando sua vida como caçador. Com estas limitações agravadas pela velhice, o caçador aceita o convite de Arsenyev que o recebe em sua casa junto com a família. Como um estranho no ninho, Derzu Uzala não se adequa a viver num quarto mesmo com janela e não pode dormir na rua ou nos jardins da cidade onde seria preso por vadiagem. Ele também questiona o viver urbano, criticando a compra de água nas mãos de um aguadeiro para abastecer a casa do seu protetor. Ao ver a compra de lenha para aquecer o imóvel, ele pega um machado e derruba uma árvore num jardim da cidade, mas acaba preso, sendo liberado com intervenção do capitão, de quem despede para voltar a viver na floresta, depois de receber uma arma nova, o que principia a sua morte de forma trágica. O ponto central da narrativa do filme é a relação entre dois homens de mundos radicalmente diferentes: Arsenyev, um militar russo, de origem urbana e Dersu Uzala, o nômade que vivia em harmonia com a natureza retirando da floresta o essencial à sua sobrevivência. A conexão entre esses personagens é construída lentamente, com um respeito mútuo que transcende as barreiras e às limitações culturais. Já a simplicidade e sabedoria de Dersu Uzala contrastam com a formação e a rígida disciplina militar de Arsenyev, e ao longo do filme, essa amizade se amplia e revela uma visão profundamente humanista de um diretor considerado um dos mais influentes da história do cinema e que nos legou 30 filmes muitos deles antológicos. Dersu, com sua humildade e conhecimentos da vida selvagem, parece quase como um xamã, compreendendo os ritmos da natureza de maneira que os personagens "civilizados" nunca poderiam. Ele é um símbolo da pureza do homem não corrompido pela industrialização e pelas convenções sociais, mas também um retrato melancólico de um modo de vida que está desaparecendo com o avanço da civilização, o que gerou os conflitos anômicos e a inadequação que acabaram resultando na sua morte. Uma das maiores virtudes de Dersu Uzala, cujo roteiro foi assinado por Kurosawa e Yori Nagibin a partir de uma biografia de Vladmir Arsenyev, é propor reflexão sobre o conflito entre a vida moderna e o ambiente natural. Dersu, sendo um filho da floresta, vive em harmonia com seu entorno, mas sua forma de vida começa a entrar em choque com o mundo moderno representado pelos exploradores russos e chineses gerando uma forte tensao. O filme, que é contemplativo e tem um ritmo lento, explora questões filosóficas sobre o isolamento, a passagem do tempo e o impacto da modernidade na alma humana. Kurosawa constrói uma reflexão ponderada sobre a impermanência das coisas, em que o próprio Dersu representa o espírito indomável que, com o tempo, é tragicamente esmagado pela inevitabilidade das mudanças inexoráveis, mas que nos colocam hoje diante do impacto da ação predatória do homem com efeitos no meio ambiente o que se reflete no aquecimento global e em mudanças climáticas que preocupam e afetam a todos nós.(Kleber Torres) Ficha técnica: Título Original: Дерсу Узала (Dersu Uzala) Direção: Akira Kurosawa Roteiro: Akira Kurosawa e Yuri Nagibin (baseado nas memórias do explorador Vladimir Arsenyev) Elenco Principal: Maksim Munzuk, Yury Solomin, Svetlana Danilchenko, Aleksandr Pyatkov, Vladmir Kremena, Dimitri Korskokov, Mikail Bychkov, Sümönkul Tschokmoro e Igor Sykra Música: Isaak Shvarts Fotografia: Asakazu Nakai e Yuriy Gantman Produção: Akira Kurosawa (Japão) e Mosfilm (União Soviética) Gênero: Drama / Aventura / Biografia Duração: 144 minutos Lançamento: 1975

segunda-feira, 26 de agosto de 2024

As várias faces conspiratórias de um guerreiro na eterna luta contra a verdade

Um dos canônes do jornalismo ensina que não se briga com a notícia. Este é o tema do filme Alex Jones: uma guerra contra a verdade (The true x Alex Jones), narrando a história do apresentador e influenciador digital condenado a pagar uma indenização de US$ 1 bilhão por seus comentários negando o massacre na escola Sandy Hook, em Connecticut, ocorrido em 2012, onde 26 pessoas, incluindo 20 crianças e seis professores foram executadas a tiros. Jones, considerado um dos principais teoricos conservacionistas da América, afirmava que o massacre era uma farsa montada pelo governo americano para inibir a venda de armas nos Estados Unidos e mostrava as famílias das vítimas – que não existiam – eram apenas atores de uma grande farsa cospiratória montada pelo sistema. As alegações que deixaram 25% dos americanos, o que representa um contingente de 75 milhões de pessoas, duvidando dos crimes, resultou em assédio e ameaças inclusive de morte às famílias das vítimas, que decidiram processá-lo por difamação. Em vários julgamentos, alguns deles à revelia, jurados condenaram Alex Jones e sua empresa, a Infowars, que faturava támbém com a venda de vitaminas importadas da China, a pagar uma indenização que ultrapassa a cifra bilionária por danos compensatórios e punitivos. O objetivo da punição seria a de responsabilizar e desestimular futuras desinformações de natureza semelhante, inibindo a produção de fake news que hoje pululam airosas nas redes sociais de todo o mundo. O filme, dirigido por Dan Reed, mostra como a justiça pode ser aplicada para responsabilizar figuras públicas que espalham mentiras com impacto na vida cotidiana das pessoas. Na sua defesa, Alex Jones alegava que lutava contra a mídia corporativa e uma grande conspiração internacional envolvendo paranóia e poder. Ele juntamente com a sua empresa, Infowars, entraram com pedidos de falência após as sentenças, complicando assim o processo de pagamento das indenizações às vítimas de Sandy Hook. Com uma narrativa instigante e intensa o documentário consegue manter o espectador envolvido ao explorar o impacto da ação Alex Jones na mídia e na sociedade, através da apresentação de vídeos antigos sobre a chacina, entrevistas e trechos de programas com comentários de Alex Jones contribuindo para criar uma narrativa dinâmica que reflete o caos e a intensidade que ele representa com as suas narrativas até certo ponto convincentes. O filme questiona o papel do apresentador na disseminação de desinformação e como suas ações impactaram negativamente o debate público sobre o incidente, além de levantar questões importantes sobre a responsabilidade social da mídia na difusão da informação e a linha tênue que separa a liberdade de expressão e discurso de ódio. O clima reflete também aspectos da divisão ideológica que hoje divide a sociedade americana e de outros países como o Brasil. Como contraponto embora o documentário apresente pontos relevantes da questão das teorias conspiratórias, ele falha em explorar de forma mais profunda as motivações de Alex Jones e o fenômeno da desinformação e da manipulação da informações. Isso acaba deixando a análise de certa forma superficial, sem descer em profundide às raizes políticas do processso para fornecer uma compreensão mais completa das origens do populismo midiático que é explorado igualmente por demagogos de direita e de esquerda, com o suporte das redes sociais. Há também em alguns momentos do filme, quem veja que o documentário cai na mesma armadilha que critica, utilizando técnicas de edição cinematográfica e trilhas sonoras para amplificar o drama das vítimas e das famílias de maneira desnecessária, o que fornece argumentos em favor de Alex Jones useiro e vezeiro dos recursos sensacionalistas para conquistar audiência dos seus programas na rede de rádio Genesis Communications Network, pela WWCR ou através da internet. O fato é que além dos processos de difamação pelos quais foi condenado a pagar indenizações bilionárias, através de várias ações movidas por diferentes famílias das vítimas de Sandy Hook, no Texas e Connecticut, Alex Jones responde a ações por assédio sexual – caso rersolvido através de um acordo com uma ex-funcinária da Inforwars -e a processos por violações de direitos autorais ao usar indevidamente músicas no seu programa. Aainda durante a pandemia de Covid-19, ele foi alvo de várias ações judiciais e regulatórias por promover curas falsas e desacreditar as medidas de saúde pública, ao vender produtos alegando que eles podiam curar ou prevenir a Covid-19, uma prática que foi amplamente criticada e que levou a multas e ordens para suspensão das vendas, o que nem sempre respeitou. Como um reicidente que se presa, Jones também poderá ser condenado em processos relacionados ao ataque por grupos radicais que apoiava ao Capitólio em janeiro de 2021, o que é outra história. A lição maior ainda é a do draumaturgo grego Ésquilo, que viveu há 2,5 mil anos, observando que numa guerra a primeira vítima é a verdade. (Kleber Torres) Ficha técnica : Título : Alex Jones: Uma Guerra contra a Verdade (The Truth vs Alex Jones) Direção : Dan Reed Gênero : Documentário / Policial Ano Lançamento : 2024 País : Estados Unidos Duração : 121 minutos

domingo, 4 de agosto de 2024

A arte acima das tragédias pessoais, da guerra e da própria fé

Um dos precursores do existencialismo, Ortega y Gasset considerava que o homem é ele e as suas circunstâncias. O filme Quando os sinos tocam (2024), de Joshua Enck, retrata poeticamente o drama do consagrado vate americano Henry Wadsworth Longfellow(1807-1882) interpretado pelo ator Stephen Atherholt, autor de The Song of Hiawatha, A psalm of life, Paul Revere’s Ride, Voices of the night e Hyperion, uma novela romãntica de suas viagens à Europa, onde perdeu a primeira mulher após um aborto, que para de escrever durante a Guerra de Secessão (1861-1865), depois de atingido por uma tragédia familiar, o que colocou em xeque a sua fé e mata a sua inspiração. Embora pouco conhecido no Brasil, Henry Wadsworth Longfellow foi um influente poeta e educador americano do século XIX, que marcou posição no combate à escravidão. Ele também se tornou uma celebridade influente nos meios políticos e ficou conhecido como profeta da nação, por suas obras líricas e narrativas, além de ter traduzido A Divina Comédia, um clássico de Dante Alighieri. Longfellow era um autor tão popular que num só dia, vendeu num lançamento em Londres, mais de 10 mil exemplares de um dos seus livros, que se tornou um best seller fora dos Estados Unidos. O seu drama pessoal começa com a morte da sua mulher Fanny Longfellow (Rachel Dau Hughes), que o chamava de “meu poeta” e a quem Henry considerava “minha poesia”, uma das suas críticas e a quem considerava como uma espécie de musa inspiradora, morta num incêndio que ele não consegue controlar. A sua depressão se agrava em função da Guerra de Secessão (1861-1865), que custou mais de um milhão de vidas de americanos envolvidos numa guerra fraticida entre o sul e o norte dos Estados Unidos, após a libertação dos escravos. O conflito atinge a família do poeta, cujo filho Charley Longfellow (Jonathan Blair) se alista e acaba gravemente ferido, mesmo sendo protegido por oficiais superiores que lhe davam tarefas fora das linhas de combate. Deprimido o poeta questiona a sua fé em Deus e na arte ao declarar: “se Deus me deu uma voz de poeta, porquê ele tirou a poesia de mim?” Para ele o problema é que quando o tempo tem cheiro de pólvora, a literatura e por extensão a arte perdem o sentido, o que também ocorre nos dias atuais. O recomeço fica por conta da volta do filho pródigo, que se recupera em casa dos graves ferimentos numa emboscada e que lhe descreve poeticamente o que viu quando ferido e abrigado numa igreja metralhada pelo exército sulista. A torre da igreja caira depois de um bombardeio e o sino, mesmo no chão, ainda tocava. A retomar a sua arte, o poeta também reconstruiu com os filhos os laços familiares e a sua fé expressa no trecho de um dos seus poemas: “o amanhecer está próximo, a noite é estrelada. O amor é eterno!Deus permanece Deus, e sua fé não faltará; Cristo é eterno”! O filme busca a ligação possível entre o cinema e a poesia, que pode estar em toda parte, inclusive no deserto e até descansando no vazio das idéias ou esperando sempre no espaço em branco de uma folha qualquer de papel ou de uma tela.(Kleber Torres) Ficha técnica: Título : I heard the bells (Quando os sinos tocam) Direção : Joshua Enck Roteiro : Joshua Enck e Jeff Bender Elenco: Stephen Atherholt, Rachel Day Hughes, Jonathan Blair, Ava Munn e Zach Heeker Direção de Fotografia : Steve Buckwalter Música : Chad Marriot Estados Unidos 115 minutos 2024

quarta-feira, 24 de julho de 2024

A última sessão de uma tragédia anunciada

A ascensão meteórica e a queda dramática de uma startup, o que acabou virando caso de polícia e na investigação de fraudes contábeis e operacionais, é o tema do documentário MoviePass, Movie Crash, dirigido por Muta’Ali Muhammad e exibido no Brasil através de streaming pela HBO, com o título MoviePass: a última sessão, sobre um serviço de assinatura para ingressos de cinema através do pagamento de um valor mensal de assinatura. O filme foi lançado este ano, reúne depoimentos de executivos da empresa, técnicos, pequenos investidores que acabaram lesados pela falência do negócio e usuários do serviço, alguns dos quais ainda guardam o cartão da MoviePass de acesso aos cinemas. O filme mostra a empresa que mais cresceu na história da mídia com preços de ações em ascensão explosiva e captando milhões de usuários. Fundada e dirigida por dois empresários negros Stacy Pikes e Hammed Watt, a MoviePass acabou parando mas mãos de Mitch Lowe e Ted Fransworth, um empreendedor de projetos multiplos, que controlava o fundo HMNY, que afastaram os idealizadores do projeto e sucatearam a empresa canibalizando-a através da promoão eventos multmídia, anunciando investimentos na produção de filmes e gastos superfluos que sangraram a empresa em US$ 1 milhão de dólares por dia. Resultado a empresa perdeu mais de US$ 230 milhões num curto espaço de tempo, o equivalente a mais de R$ 1 bilhão e se transformou numa massa falida, que acabou sendo readquirida por Stacy Pikes num leilão judicial e agora investe na sua recuperação com a mesma marca. Tudo começou em 2011 com uma pequena empresa que começou a crescer e não atraia investimentos, porque os seus gestores eram negros. No mercado americano as mulheres e as minorias só têm acesso a 3% dos investmentos de risco. No filme Mich Lowe, que entra na empresa em 2016, se apresenta como os dos participantes da criação da Netflix. Em realidade, ele apenas fornecia discos e filmes na fase inicial da empresa, mas procurava mostrar sua relação com o cinema, lembrando que na infância era levado de carro pela tia para assistir filmes como Psicose, de Alfred Hitchcock, escondido debaixo de uma coberta para não pagar ingressos. A história do MoviePass mostra como o crescimento rápido – comparado metaforicamente como da construção de um avião em pleno voo - e não sustentável pode levar a falhas catastróficas resultando em prejuízos para a empresa, parceiros de negócios, trabalhadores e usuários do serviço idealizado para operar com um custo médio mensal de US$ 39,95 por usuário que poderia assistir quantos filmes quisesse. A taxa mensal chegou a ter um custo de US$ 10 por mês, o que permitiu a expansão vertiginosa do número de assinantes, 100 mil dos quais conseguidos 48 horas após o início da campanha, isso quando a empresa tinha apenas 50 mil cartões em estoque, o que forçou medidas emergenciais para a compra do material necessário inclusive com a ajuda de carros fortes para o seu transporte. O documentário também revela como a ganância e as decisões mal orientadas dos executivos Mitch Lowe e Ted Fransworth podem destruir uma empresa promissora e com potencial de expansão. A história também enfatiza a necessidade de uma gestão ética e transparente não só no campo governamental, como também no mundo corporativo. Uma auditoria em 2018 revelou que a MoviePass registrava uma perda de US$ 150 milhões, derrubando os preços das suas ações que tinham subido de US$ 2 para US$ 38. A história da MP oferece lições são valiosas para empreendedores e investidores, bem como para qualquer pessoa interessada em startups, negócios e a indústria do entretenimento.A ideia do MoviePass era inovadora, mas a empresa para operar tinha de estabeecer acordos com as distribuidoras e produtoras como a AMC, que num primeiro momento se negou a participar da parceria com a MP e depois acabou aceitando um acordo, que foi rompido posteriormente. O projeto, considerado bem sucedido, parecia que poderia mudar a indústria do entretenimento e gerou um aumento em 112% no registro de ida da população aos cinemas nos EUA. MoviePass, Movie Crash mostrou como a startup tentou negociar com as grandes redes de cinema e como essas negociações muitas vezes foram complicadas e tensas, o que mostra os desafios de tentar inovar em uma indústria estabelecida e na área de entretenimento. O fato é que o modelo de negócios do MoviePass, oferecendo ingressos ilimitados por uma taxa mensal muito baixa, realmente parecia insustentável, porque a conta não fechava e os custos operacionais excediam as receitas, uma vez que a empresa estava comercializando ingressos a um preço muito inferior ao custo real, o que inevitavelmente levou a déficits crescentes agravados pelas grandes perdas financeiras com eventos de marketing e gastos supérfluos. Mitch Lowe afastou os dois criadores do negócio, mas não fez aportes significativos de capital para o projeto. Em 2017, Ted Farnsworth trouxe através do fundo HMNY recursos para a empresa, o que atraiu os investidores, provocando uma elevação de 146% nas suas ações e atingindo um milhão de usuários ativos, um dos quais foi ao cinema 428 vezes, mediante o pagamento mensal de uma tarifa básica de US$ 10 por mês. Para o usuário, o problema do custo era do sistema, e não dele. Nas manobras de sucateamento da MoviePass, os novos gestores impediram que os fundadores da empresa pudsessem vender as suas ações com valor estimado de US$ 80 milhões. Com a perda da qualidade do serviço, bloqueio de cartões e falta de investimentos em infraestrutura – a MP investiu mais de um milhão de dólares num evento de mídia – quando estava com problemas na expansão das sua rede de computadores para melhor atender aos usuários, com um custo muito menor. Com a crise instaurada e sem recursos, Lowe, que foi viver no México, transferiu o comando da empresa para Kalid Ithum que entrou no negócio pela janela, assumindo inicialmente a vice-presidência de eventos e um escritório especial da MP em Los Angeles. Nesse interim, Ted Fransworth, que tinha negócios até com a vidente La Toya Jackson, descansava e curtia viagens de lazer com amigos num moderno iate pelo Caribe. Já a MoviePass e o HMNY tiveram falências decretadas. Em 2020, a FTC (Comissão Federal de Comércio) e o FBI iniciaram uma investigação sobre as duas empresas falidas por fraude no bloqueio de clientes – sua principal fonte de renda – e pelos prejuizos aos pequenos investidores. Mick Lowe e Ted Fransworth fizeram um cordo com a FTC e o seu processo continua a tramitar na justia americana. Como a corda arrebenta do lado mais fraco, Kalid Ithum foi condenado em dois processos por fraude e desvio de US$ 260 mil do MP e do HMNY num evento em 2018 em Coachela. Já Stacy Pikes que readquiriu a MoviePass, que registrou seu primeiro lucro na história em 2023. Em síntese, a lição que fica do documentário é que os gestores brancos e de cabelos grisalhos com trânsito no circuito financeiro, que arruinaram a empresa, a conduziram como a montagm de uma peça de teatro que precisa de uma estrela, uma história e um acessório, no caso a Movie Pass ou de modo cinematografico, como na cena em que Thelma (Geena Davis) e Louise (Susan Sarandon), no filme de Ridley Scott, rodado em 1991, pisaram fundo no acelerador jogando o carro, nesse caso a MoviePass, no abismo. (Kleber Torres)