domingo, 11 de janeiro de 2015

O dinheiro fácil versus globalização




As pessoas julgam que a globalização significa a universalização da informação, com uso da tecnologia em tempo real, integração econômica, aumento de circulação de riquezas  ou o acesso ao mercado de consumo, mas ela é mais abrangente e transcende aos limites meramente políticos, culturais, ideológicos e religiosos. A trilogia de filmes suecos Snabba Cash (Dinheiro Fácil) supera estes limites e mostra o lado inverso da questão da globalização através da violência, do tráfico de drogas e da guerra não apenas de quadrilhas, mas entre grupos interraciais marginalizados um processo que envolve suecos, sérvios, albaneses,russos, iuguslavos, árabes e latinos num país que seria de primeiro mundo.
O primeiro filme Snabba Cash I, filme de Daniel Espinosa, rodado em 2010, é centrado em três personagens que giram em torno das drogas e do crime organizado, tendo o maior foco em Joel Kinnaman, que interpreta JW-Johan-, um jovem promissor estudante de economia, que vive sozinho numa residência estudantil e faz trabalhos sujos para arranjar dinheiro rápido para sustentar sua vida paralela entre os jovens ricos de Estocolmo.
Ele encontra uma oportunidade de fazer muito dinheiro quando se envolve com um traficante de cocaína e passa a intermediar a operação de lavagem de dinheiro com apoio de um banco em dificuldades. O outro personagem paralelo é Matias Padim Varela, que interpreta Jorge, um traficante que foge da cadeia e que tem ligações com um cartel de distribuição de drogas latino-americano, a quem JW salva de uma execução.
Os dois enfrentam o mesmo rival, Radovan, interpretado por Dejan Cukic, que comanda uma máfia eslava e tenta eliminar Dragomir Masic, o Mado, numa disputa pelo poder. Radovan  também tem diferenças com os árabes como Fares Fares, que interpreta Mahamoud, ovelha negra de uma família que fugiu da repressão política e religiosa no Oriente Médio e outros grupos concorrentes ligados ao tráfico e ao lenocínio.
No filme os personagens têm um ponto em comum: são originários de famílias desajustadas e desagregadas. Todos vivem o dia a dia na ponta da navalha, envolvidos em negócios ilícitos, inclusive no planejamento de assassinatos, tráfico e até assaltos, que acabam muitas vezes não dando certo  Todos são em essência pessoas descartáveis, produtos de uma sociedade de consumo e em que ninguém faz falta, enquanto a vida, igualmente, não tem razão e nem sentido. O filme é baseado no livro de Jens Lapidus e a música é de Jon Ekstrand.

Ficha Técnica:
Dinheiro Fácil  / Snabba Cash
Elenco: Joel Kinnaman – JW; Matias Varela – Jorge; Alexander Stocks – Fredrik; Annika Ryberg Whittembury – Paola; Dejan Cukic -  Radovan; Fares Fares Mahmoud
Direção  : Daniel Espinosa (I)
Ano produção         2010
Duração: 120 minutos
Origem:        Suécia

O filme Snabba Cash 2, batizado em português como Dinheiro Fácil 2, em sua tradução literal, tem a assinatura de um outro diretor, Babak Najafi.  Tudo começa quando JW (Joel Kinnaman,que interpreta o protagonista de "RoboCop", do diretor brasileiro José Padilha) está para sair da prisão, decidido a levar uma vida honesta depois de um longo período de provação. Mas, assim que deixa a cadeia, sua antiga gangue volta a procurá-lo, na Suécia, um país baseado em rotinas e onde os estrangeiros se ocupam de trabalhos braçais ou operam o mundo do crime.
Mohamed (Fares Fares) chega a roubar a sua própria famila para quitar uma dívida de 300 mil coroas com Radovam, que o compromete com a execução de Jorge ( Matias Varela). O filme também é marcado pelo machismo, misoginia e pela violência exagerada em função da disputa por território e pela distribuição de drogas.  

Ficha Técnica:
Dinheiro Fácil II  / Snabba Cash
Elenco: Joel Kinnaman – JW; Matias Varela – Jorge; Alexander Stocks – Fredrik; Annika Ryberg Whittembury – Paola; Dejan Cukic -  Radovan; Fares Fares Mahmoud e Dragomir Mrsic
Direção  : Babak Najafi
Ano produção         2012
Duração:  99 minutos
Origem:        Suécia


Snabba Cash - Livet Deluxe  marca o final da trilogia "Dinheiro Fácil". Neste terceiro filme, JW vive  exilado e está determinado a descobrir o que aconteceu com Camilla, sua irmã desaparecida, assassinada a mando de Radovan. Como as pistas o levam novamente para o submundo de Estocolmo, na Suécia ele prepara uma vingança que resulta na morte do responsável pelo assassinado do seu irmão e na perda do poder econômico do seu grupo.
O grupo de Radovan também é investigado por um policial infiltrado interpretado por  Martin Wallström, que atua no desmonte do crime organizado e acaba descoberto pela filha do mafioso, Natalia que acaba assumindo o comando dos negócios da família. Enquanto isso, Jorge fará o seu último trabalho, um assalto que poderá deixá-lo sossegado para o resto da vida, mas se expondo nas mãos de inimigos ardilososos. O filme termina com vinganças, morte e surpresas, afinal de contas o crime de certa forma também compensa.(Kleber Torres - do livro Navio de Teseu e Outros Paradoxos)

Ficha técnica:
Snabba Cash - Livet Deluxe
Direção: Jens Jonsson
Elenco: Joel Kinnaman – JW; Matias Varela – Jorge;  Martin Wallström – Martin Hallgeström;  ; Dejan Cukic -  Radovan; Malim Buska –Natália Krajnic; Cedomir Djordjevic – Stefanovic; Sasa Petrovic –Dragam e Pablo Leiva – Pablo
Música – Jon Ekstrand
Ano produção -       2013

Origem:        Suécia

Nenhum comentário:

Postar um comentário