sábado, 31 de janeiro de 2015

O mundo distópico de THX 1138






O cultmovie THX 1138 foi o primeiro  escrito e dirigido pelo diretor George Lucas, que teve como parceiro Walter Murch,  de American Graffiti, The Godfather e Apocalypse Now, na construção do roteiro.  O filme, de cunho experimental, conta a história de um casal vivendo uma sociedade distópica e reprimida por um regime autoritário,  instalada num subterrâneo inteiramente controlado por computadores e policiais, mas num local e época indefinidos do futuro.
A sociedade retratada no filme aponta para uma visão pessimista do futuro marcado por um sistema de poder autoritário em que os habitantes são vigiados por andróides e computadores, obrigados a consumir drogas e onde toda a forma de emoção foi banida, inclusive o relacionamento sexual entre as pessoas e a reprodução.
Nesse universo as pessoas são obrigados a realizar apenas tarefas rotineiras e cotidianas, como ver televisão ou fazer sexo virtual com hologramas. As drogas são usadas para manter o funcionamento do sistema e  eliminar as tensões sociais ou o desejo das pessoas. O  filme tem similaridade com 1984 de George Orwell;  com o Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley; com Metropolis, de Fritz Lang e Blade Runner, o Caçador de Andróides, de Ridley Scott.
No filme as pessoas dirigem carros supervelozes e de design futurista, cultivam o consumo supérfluo e frequentam túneis e shoppings centers, onde compram artigos sem qualquer utilidade, baratos e de duração efêmera, o que se parece de cera forma com os consumidores de nosso tempo e geração. Nele,  as máquinas e computadores  estão em toda parte, e andróides sem rosto vestidos de policiais zelam pela segurança e execução irrestrita das leis.
THX 1138  é intrepretado por Robert Duvall, um homem sem nome como os seus pares, careca e sempre vestido de branco, com roupas impecavelmente limpas e assépticas. Ele trabalha em uma usina nuclear, vivendo a mesma rotina dos  demais habitantes, o  inclui a  ida a um confessionário cibernético do Estado, o OMM 0910, que lhe recomenda: "trabalhe duro, aumente a produção, previna  acidentes, e seja feliz”, como solução de seus problemas, além de sugerir o consumo rotineiro de drogas.
Os problemas começam quando  a sua companheira LUH 3417, interpretada por Maggie McOmie, para de tomar suas drogas. Ela também substitui os medicamentos de THX por um placebo, o que faz aflorar os desejos sexuais do companheiro e a descoberta inevitável do amor. I casal se  apaixona, e quando a mulher descobre que está grávida, ambos decidem fugir busca da liberdade, com a ajuda de SEN 5241 (Donald Pleasence) e SRT, um holograma, o que resulta numa longa perseguição que só  acaba, porque o orçamento de seu processo foi excedido, e ele sozinho, acaba alcançando a superfície, um lugar onde seu destino é incerto, mas tem como compensações a descoberta do sol com o seu esplendor e a conquista da liberdade, que afinal não tem preço.
O filme é um desdobramento de um curta metragem com o titulo Electronic Labyrinth: THX 1138 4EB, realizado por Lucas em 1967, quando ele cursava cinema na University of Southern California. RHX 1138, e rodado quatro anos depois,  como resultado uma parceria entre o estúdio Warner Brothers e a American Zoetrope, de Francis Ford Coppola, que assina a produção.
THX 1138 foi lançado em um restrito circuito não comercial e nunca teve sucesso de bilheteira, talvez pela sua abordagem densa e pela temática futurista. Até hoje é considerado um filme difícil, que só obteve sucesso e passou a ser considerado cultmovie após a consagração de Lucas com a série Star Wars, que o projetou em escala global.
Vale lembrar que como a produção exigia que todos os artistas fossem carecas, o supervisor do elenco  Ron Colby  visitou uma clínica de reabilitação de drogas de San Francisco e  pagou aos pacientes US $ 15 por cabeça respada incluindo-os na equipe dos  extras do filme que foi rodado nos  túneis ainda em construção da área da Bahia de  San Francisco.
Também como parte das conversas de fundo ouvida em todo o filme, um dos dubladores improvisados disse durante a perseguição a THX: "Eu acho que ele atropelou uma Wookiee", cunhando um nome criatura Lucas usaria em Star Wars.(Kleber Torres)

Ficha técnica

Direção: George Lucas
Música: Lalo Schifrin
Roteiro: Walter Murch, George Lucas
Elenco: Robert Duvall, Maggie McOmiem Don Pedro Colley, Donald Pleasence e Sid Haig
Ano: 1971

Duração: 95 minutos

Nenhum comentário:

Postar um comentário