sábado, 18 de abril de 2015

A Dama Fatal numa cidade de morte e sangue





O filme Sin City: A Dame to Kill For (Sin City 2: A Dama Fatal), lançado no segundo semestre de 2014, é uma sequência e desdobramento natural de Sin City – A Cidade do Pecado (2005), tendo como foco uma estética da violência, do sexo e do desespero existencial numa cidade onde a vida é igual à morte e não se pode fazer nada. O roteiro, que tem como base uma graphic novel A Dama Fatal foi escrito a seis mãos por Frank Miller, Roberto Rodriguez e William Monahan.
Em sua essência a trama de Sin City tem ainda como elementos de sua complexa construção as histórias Just Another Saturday Night e The Long, Bad Night, que se fundem, sob a direção do competente Robert Rodriguez. Mesmo assim, o filme dividiu as opiniões dos críticos por ser considerado uma mistura abusiva de sexo e sangue, exigindo a atenção do espectador para a compreensão de histórias estanques e que se confundem num clima noir dos velhos gibis, onde a cor é usada para mostrar o vermelho do sangue ou do gloss, o dourado dos cabelos das atrizes e suas roupas contrastando com o fundo negro.
Sin City também trata da questão do poder sobre a vida e a morte, uma coisa frágil e que não tolera ameaças segundo Roark, um dos personagens da trama. Tudo começa após a morte de John Hartigan (Bruce Willis), que Nancy Callahan (Jessica Alba) transforma em um projeto de vingança. Ela passa suas noites dançando e bebendo no mesmo bar, enquanto se prepara para enfrentar o poderoso Senador Roark (Powers Boothe), o dono do poder, da vida e de morte.
Ao mesmo tempo, Dwight (Josh Brolin) tenta ajudar à bela e enigmática Ava (Eva Green) que o trai sistematicamente e o utiliza como peça de um quebra cabeça mortal. Ele  busca a ajuda de Gail (Rosario Dawson) e sua patota para enfrentar a amada, enquanto que Nancy conta com o apoio de Marv (Mickey Rourke), que com  a sua didática considera que não precisa deixar ninguém vivo, até porque não existem inocentes, numa cidade podre e que julga ou condena indistintamente a todo o mundo.  
O elenco reúne atores experientes como Mickey Rourke, Rosario Dawson, Bruce Willis, Jessica Alba, Jaime King, Jamie Chung, Michael Madsen, Joseph Gordon-Levitt e Josh Brolin, o Dwight, originalmente interpretado por Clive Owen na primeira versão cinematográfica.  Ava Lord, a Dama Fatal do título do filme num papel inicialmente projetado para Angelina Jolie, foi interpretada por Eva Green, com um bom desempenho.
Vale observar que três das quatro histórias do filme – ‘Just Another Saturday Night‘, ‘A Dame to Kill for‘ e ‘The Long, Bad Night‘ – são referências do filme anterior. Vale ainda salientar que esse é o filme mais caro que Robert Rodriguez já dirigiu, com um orçamento de US$ 65 milhões. Ele tem no seu histórico mais de duas dezenas de filmes entre os quais El Mariachi, um dos filmes mais baratos e lucrativos da história do cinema, além de  Desperado, Spy Kids, Sin City, Planet Terror, Grindhous, Machete Kills e Machete Kills Again: In Space. (Kleber Torres)


Ficha técnica

Título : Sin City: A Dame to Kill For / Sin City 2: A Dama Fatal
Direção:Frank Miller e Robert Rodriguez
Produção:   Sergei Bespalov, Aaron Kaufman , Stephen L'Heureux
Roteiro       Frank Miller, Robert Rodriguez e William Monahan
Elenco: Jessica Alba, Josh Brolin, Rosario Dawson, Bruce Willis, Jaime King, Joseph Gordon-Levitt, Lady Gaga, Jamie Chung, Mickey Rourke eMichael Madsen
Gênero: ação
Música: Robert Rodriguez

2014 • cor

Nenhum comentário:

Postar um comentário