domingo, 24 de janeiro de 2016

O curto espaço entre a vida e a morte através da eutanásia



A questão da ética e da eutanásia é o tema central do filme You Don't Know Jack  (Você Não conhece o Jack), um telefilme norte-americano  de 2010, dirigido por Barry Levinson e exibido pelo canal HBO, que voltou a reprisá-lo nos últimos dias. O  filme, que conquistou vários prêmios,  mostra a luta de Jack Kevorkian, o Doctor Death (Doutor Morte), um profissional de origem armênia e da área da saúde, em defesa da eutanásia assistida por um médico, mas que acaba condenado por homicídio, um tema polêmico e que diz respeito a pacientes em estágio terminal que poderiam optar entre a continuação das dores de vida sofrida ou pela a morte como descanso ? .
Na vida real, o médico coordenou a morte assistida para mais de 130 pacientes que sofriam de extrema dor ou estavam em estado terminal, a quem ajudou de forma direta a cometer suicídio, por meio de metodologia engendrada por ele com o uso de medicações e gases provocando uma morte sem dor e sem traumas por parada respiratória e falência múltipla dos órgãos. As ações eram acompanhadas sempre por familiares das vítimas e documentadas criteriosamente pelo médico.
O filme que tem o sabor de um documentário,  não só revela os bastidores do embate judicial – como também a mobilização de grupos religiosos contra a eutanásia  e a  repercussão do caso na mídia,- com ênfase para as estratégias da acusação, que ao invés de tentar condená-lo por indução ao suicídio assistido, optou no final  pela acusação de assassinato, o que resultou na sua condenação a oito anos de prisão.
Também mostra o advogado do Doutor Morte, que ganha fama com o caso e se afasta do cliente movido por ambições políticas, deixando para o médico os cuidados da sua autodefesa numa luta contra o sistema, quando o mesmo  alegou que morrer não é crime, “dying is not a crime”.
Cabe lembrar ainda, que no Estado do Michigan,  onde  se desenrola a ação do filme, a indução ao suicídio não era enquadrado como crime, o que de certa forma facilitou a defesa de Kervorkian até o momento em que passou a ser acusado de homicídio e acabou sentenciado por uma juíza parcial, que impediu depoimentos de testemunhas.
 O próprio médico, que na época do julgamento tinha 70 anos e lamentava a perda da sua companheira, a irmã,  também errou na sua defesa ao não incluir no processo como co-autores do homicídio e possível crime os familiares das vitimas, que haviam acompanhado a morte de um dos pacientes por ele assistidos.
Al Pacino  foi  premiado por seu desempenho no papel de Kevorkian com um Emmy Award. O filme teve várias indicações inclusive para o diretor Barry Levinson, sendo indicado para quinze prêmios Emmy, vencendo em melhor ator (Al Pacino) e melhor roteiro (Adam Mazer). Pacino também foi premiado com o Globo de Ouro, SAG e Satellite Awards. Neste último, a atriz Brenda Vaccaro, que desempenhou o papel da sua irmã,  foi premiada como melhor atriz coadjuvante e tendo como outra protagonista Susan Sarandon, com um excelente desempenho dramático.
Cabe lembrar ainda que You Don't Know Jack  foi baseado em fatos reais, e que parte do roteiro foi extraída do livro “Between the Dying and the Dead: Dr. Jack Kevorkian's Life And The Battle To Legalize Euthanasia" de Neal Nicol, assistente de Kevorkian e que no filme foi interpretado por John Goodman. (Kleber Torres)


Ficha técnica
Título : You Don't Know Jack  (Você Não conhece o Jack),
Direção: Barry Levinson
Roteiro : roteiro (Adam Mazer
Elenco Al Pacino, John Goodman, Brenda Vaccaro,  Susan Sarandon, Danny Huston, Cotter Smith, David Wilson Barnes, Eric Lange e Rondi Reed
Origem : EUA

Ano : 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário