segunda-feira, 7 de março de 2016

Snipper Americano: um heroi com a morte na ponta dos dedos



Baseado numa história real sobre o mais letal atirador da história militar dos Estados Unidos, autor de 255 mortes presumíveis, das quais 150 confirmadas oficialmente pelo Pentágono, o filmer Sniper Americano (American Sniper) é dirigido com competência por  Clint Eastwood a partir de um roteiro escrito por Jason Hall.  O filme é baseado na autobiografia “ American Sniper: The Autobiography of the Most Lethal Sniper in U.S. Military History”, de Chris Kyle, um jovem simples,  criado para ser cowboy e que entra para uma tropa de elite, os Seals, com o objetivo de defender o seu pais, uma visão reforçada a partir do ataque terrorista de 11 de setembro de 2001.
O filme é estrelado por Bradley Cooper (Kyle), que aprende com o pai, um homem rústico,  a ter uma formação religiosa e via os homens como ovelhas, lobos (predadores) e pastores, aqueles que comandam e cuidam do rebanho. Ele contracena com Sienna Mille (Taya),  sua mulher, com quem tem dois filhos e a quem deixa para quatro incursões no Iraque, onde  ficando por mais de mil dias, com o saldo oficial de 160 mortes contabilizadas.
Sniper Americano também revela a dura formação e o treinamento das forças especiais americanas e na sua primeira missão,  Kyle executa um menino que iria lançar uma granada de alto poder de fogo contra um comboio americano e na sequencia mata a sua mãe. Mas além de executar suspeitos e terroristas, o atirador também enfrenta um snipper iraquiano, o açougueiro,  numa caçada cheia de ação e violência.
Numa outra sequência,  Kyle deixa de matar um garoto que coloca no ombro o míssil  de um guerrilheiro morto em confronto com os americanos, mas  desiste. O filme não se aprofunda no julgamento ético e moral da ação do atirador,  que justifica sua ação para salvar outros companheiros em confrontos ou emboscadas sempre agindo à distância, muitas vezes a mil metros do alvo, usando armas de precisão. Seu argumento é que assim estaria protegendo os companheiros e de volta aos Estados Unidos, onde foi assassinado por um ex-soldado, ele fazia palestras para veteranos e treinava atiradores .
Com sucesso de critica e bilheteria, o Sniper Americano  não só registrou o maior  faturamento de 2014 nos Estados Unidos, como  se tornou o filme de guerra de maior arrecadação da história do cinema com um faturamento de US$547.3 milhões em escala global.
O filme teve  locações na Califórnia e no Marrocos,  mas  embora muitos vejam no Sniper Americano um libelo contra a guerra, apontando mudanças na sua personalidade em função da sua participação no conflito, outros críticos discordam e questionam a transformação do atirador de elite que tornou um assassino em massa num heroi. Um produto do nosso tempo? (Kleber Torres)




Ficha técnica

Título:   American Sniper (Sniper Americano)
Ano produção    2014
Direção: Clint Eastwood
Roteiro: Jason Hall
Elenco: Bradley Cooper, Sienna Miller, Brandon Eaton, Brian Hallisay, Cory Hardrict, Jonathan Groff,Max Charles, Luke Grimes, Kyle Gallner, Sam Jaeger, Jake McDorman, Navid Negahban, Eric Close e Eric Ladin

Duração              133 minutos

Nenhum comentário:

Postar um comentário