Considerado a primeira de uma série de
obras primas de Akira Kurosawa, que
também assina o roteiro, Nora Inu (野良犬)
- O Cão Danado é um filme policial japonês de 1949 e que conquistou diversos prêmios - de melhor ator (Takashi Shimura),
melhor montagem (Fumio Hayasaka), melhor fotografia (Asakazu Nakai) e melhor
direção de arte (So Matsuyama) -, no Mainichi Eiga Concours, em 1950. O filme,
que envolve uma implacável perseguição para esclarecer o roubo de um Colt de um
policial da Delegacia de Homicídios e os crimes decorrentes deste incidente, tem dois remakes como Nora Inu, em 1973, e Too Much Sleep, em 1997.
O Cão Danado começa com o policial
Murakami (Toshiro Mifume), da sessão de Homicídios, se desculpando com seus
superiores por ter sua arma roubada em um ônibus lotado. Ele informa ainda que
todas as sete balas estavam na arma, uma pistola Colt. Numa sequência instigante,
ele persegue sistemática e de forma implacável a uma ladra que teria ajudado no
roubo da pistola e se envolve com os meandros do contrabando de armas e do
submundo do crime.
Produzido no período do pós-guerra,
tendo a Yakuza e o crime organizado como
pano de fundo, o filme incorpora músicas de repertório ocidental, o que lhe
confere uma universalidade e foi montado no mesmo estilo dos filmes noirs
policiais americanos, com sua ambientação escura –em preto e branco, com muitos
contrastes e iluminação de baixa intensidade - mas revelando ao mesmo tempo aspectos
da cultura japonesa, como o drama moral do policial que teve sua arma roubada e
usada em assaltos, que renderam ao ladrão uma fortuna de 90 mil yenes e resultou
em duas tentativas de assassinato, uma delas consumada. Mas o foco é a caça implacável
a um cão danado, o assaltante e pistoleiro que comete uma série de crimes, mas
só vê diante de si um caminho reto e unívoco.
Neste ínterim, Murakami interroga a
mulher de um bar em busca de detalhes sobre arma roubada. Posteriormente, junto do detetive
Sato (Takashi Shimura), obtém pistas que levam até Honda, o qual depois de
detido pelos policiais em um estádio de
basebol , dá as pistas de acesso ao cartão de identificação do portador da arma,
Shinjiro Yuna, que gasta o produto dos roubos com mulheres e bebida.
O cerco vai se fechando em torno de
Yuna e os dois policiais que o perseguem constroem um perfil divergente do
assaltante e assassino: Para Murakami o ladrão é um pobre coitado, um homem
deprimido e sem futuro e o seu parceiro Sato, o vê como um cão danado que só
tem um único caminho sem retorno: o do mal. Murakami não acreditava que existem
homens maus em sua essência, mas pessoas sem sorte e que enfrentam situações
ruins e adversas.
Os dois detetives localizam a bailarina Harumi Namiki, com quem o fugitivo
tem uma forte ligação afetiva desde a juventude e descobrem em sua casa uma
caixa de fósforos de um hotel onde Yusa poderia estar hospedado. Sato orienta
para que Murakami fique e tente obter mais informações, enquanto ele vai até o
hotel onde acaba atingido pelo ladrão mais uma vez em fuga.
Após uma longa tenaz perseguição, em que o policial encontra o
assassino de terno branco junto a um grupo de desocupados numa estação ferroviária,
e o identifica porque o pistoleiro tinha
os pés sujos de lama, era canhoto e trêmulo, mas Yusa dispara em direção Murakami,
acertando-lhe o braço, mas erra os dois disparos restantes. Ele acaba capturado
e chorando de arrependimento sendo observado pelo detetive Murakami.
O filme revela um Japão do período de
reconstrução após a Segunda Guerra, em
que as pessoas ainda têm cupons de racionamento de alimentos e enfrentam um
forte processo da influência da cultura americana e ocidental, que está presente
na arma usada pelos policiais, nas roupas – com a substituição do kimono das
mulheres por vestidos e saias ou com homens de terno branco como os nossos
malandros da época, com sapatos brancos e duas cores - e pela importância do
basebol, que chega a atrair mais de 50 mil pessoas a um estádio lotado. Afinal
são muitos os caminhos e leituras para compreensão de uma obra prima, que não
parece ter, pelo menos na sua aparência singela, nenhuma pretensão neste
sentido. Kleber Torres - do livro o Princípio das Ideias
Ficha técnica
Título : Nora Inu / O
Cão Danado
Direção: Akira
Kurosawa
Roteiro: Ryuzo
Kikushima e Akira Kurosawa
Elenco : Takashi Shimura, Eijirô Tono, Reikichi
Kawamura, Noriko Sengoku, Keiko Awaji,
Isao Kimura, Toshiro Mifune
Gênero:
Drama/Suspense/Policial
• Duração: 122
minutos
• Tipo:
Longa-metragem
Japão
Ano - 1949
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