sábado, 25 de junho de 2016

O Cão Danado de Akira Kurosawa





          Considerado a primeira de uma série de  obras primas de Akira Kurosawa, que também assina o roteiro, Nora Inu (野良犬) - O Cão Danado é um filme policial japonês de 1949 e que conquistou diversos  prêmios - de melhor ator (Takashi Shimura), melhor montagem (Fumio Hayasaka), melhor fotografia (Asakazu Nakai) e melhor direção de arte (So Matsuyama) -, no Mainichi Eiga Concours, em 1950. O filme, que envolve uma implacável perseguição para esclarecer o roubo de um Colt de um policial da Delegacia de Homicídios e os crimes decorrentes deste incidente,  tem dois remakes como Nora Inu, em  1973, e Too Much Sleep, em 1997.
          O Cão Danado começa com o policial Murakami (Toshiro Mifume), da sessão de Homicídios, se desculpando com seus superiores por ter sua arma roubada em um ônibus lotado. Ele informa ainda que todas as sete balas estavam na arma, uma pistola Colt. Numa sequência instigante, ele persegue sistemática e de forma implacável a uma ladra que teria ajudado no roubo da pistola e se envolve com os meandros do contrabando de armas e do submundo do crime.
          Produzido no período do pós-guerra, tendo  a Yakuza e o crime organizado como pano de fundo, o filme incorpora músicas de repertório ocidental, o que lhe confere uma universalidade e foi montado no mesmo estilo dos filmes noirs policiais americanos, com sua ambientação escura –em preto e branco, com muitos contrastes e iluminação de baixa intensidade - mas revelando ao mesmo tempo aspectos da cultura japonesa, como o drama moral do policial que teve sua arma roubada e usada em assaltos, que renderam ao ladrão uma fortuna de 90 mil yenes e resultou em duas tentativas de assassinato, uma delas consumada. Mas o foco é a caça implacável a um cão danado, o assaltante e pistoleiro que comete uma série de crimes, mas só vê diante de si um caminho reto e unívoco.
          Neste ínterim, Murakami interroga a mulher de um bar em busca de detalhes sobre arma  roubada. Posteriormente, junto do detetive Sato (Takashi Shimura), obtém pistas que levam até Honda, o qual depois de detido  pelos policiais em um estádio de basebol , dá as pistas de acesso ao cartão de identificação do portador da arma, Shinjiro Yuna, que gasta o produto dos roubos com mulheres e bebida.
          O cerco vai se fechando em torno de Yuna e os dois policiais que o perseguem constroem um perfil divergente do assaltante e assassino: Para Murakami o ladrão é um pobre coitado, um homem deprimido e sem futuro e o seu parceiro Sato, o vê como um cão danado que só tem um único caminho sem retorno: o do mal. Murakami não acreditava que existem homens maus em sua essência, mas pessoas sem sorte e que enfrentam situações ruins e adversas.
          Os dois detetives localizam  a bailarina Harumi Namiki, com quem o fugitivo tem uma forte ligação afetiva desde a juventude e descobrem em sua casa uma caixa de fósforos de um hotel onde Yusa poderia estar hospedado. Sato orienta para que Murakami fique e tente obter mais informações, enquanto ele vai até o hotel onde acaba atingido pelo ladrão mais uma vez em fuga.
          Após uma longa tenaz  perseguição, em que o policial encontra o assassino de terno branco junto a um grupo de desocupados numa estação ferroviária,  e o identifica porque o pistoleiro tinha os pés sujos de lama, era canhoto e trêmulo, mas Yusa dispara em direção Murakami, acertando-lhe o braço, mas erra os dois disparos restantes. Ele acaba capturado e chorando de arrependimento sendo  observado pelo detetive Murakami.
          O filme revela um Japão do período de reconstrução após  a Segunda Guerra, em que as pessoas ainda têm cupons de racionamento de alimentos e enfrentam um forte processo da influência da cultura americana e ocidental, que está presente na arma usada pelos policiais, nas roupas – com a substituição do kimono das mulheres por vestidos e saias ou com homens de terno branco como os nossos malandros da época, com sapatos brancos e duas cores - e pela importância do basebol, que chega a atrair mais de 50 mil pessoas a um estádio lotado. Afinal são muitos os caminhos e leituras para compreensão de uma obra prima, que não parece ter, pelo menos na sua aparência singela, nenhuma pretensão neste sentido. Kleber Torres - do livro o Princípio das Ideias 

Ficha técnica
Título : Nora Inu / O Cão Danado
Direção: Akira Kurosawa
Roteiro: Ryuzo Kikushima e Akira Kurosawa
Elenco :  Takashi Shimura, Eijirô Tono, Reikichi Kawamura, Noriko Sengoku, Keiko Awaji,  Isao Kimura, Toshiro Mifune
Gênero: Drama/Suspense/Policial
• Duração: 122 minutos

• Tipo: Longa-metragem
Japão
Ano - 1949 

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