sexta-feira, 24 de junho de 2016

O outro lado do espelho no jogo da imitação




No tempo do massacre de Orlando, que seria resultado de um misto de vingança, homofobia e terrorismo religioso praticado por um suposto integrante do estado islâmico, Omar Mateen, o atirador que matou 49 pessoas na casa noturna Pulse e que morreu em confronto com a polícia, O Jogo da Imitação (The Imitation Game) é um filme  lançado em 2014, mostra a desdita de um homossexual, o criptoanalista, matemático e filósofo britânico Alan Mathison Turing (1912-1954), considerado um dos precursores da tecnologia da informação contemporânea. Ele salvou a vida de 14 milhões de pessoas ao ajudar ao antecipar o fim da Segunda Guerra Mundial após decodificar os códigos nazistas de comunicação militar e acaba  se suicidando aos 40 anos, depois de uma castração química submetido a um tratamento com hormônios femininos após ser condenado por manter relações com pessoas do mesmo sexo.
 Turing, interpretado pelo ator Benedict Cumberbatch, coordenou com persistência  por vários anos durante a  um grupo da inteligência britânica com a  missão de decifrar os códigos da máquina Enigma usada pelas forças militares da Alemanha Nazista. O projeto altamente inovador na área da ciência da computação, permitiu o desenvolvimento de equipamentos –que resultaram na ideia do computador pessoal portátil – e em avanços nos conceitos de inteligência artificial a partir da construção de algoritmos específicos.
O próprio título do filme tem como referência a um teste proposto por Turing com o mesmo nome, um trabalho científico em que ele discutiu o seu papel no desenvolvimento e conceitos para aplicação da  inteligência artificial em 1950, intitulado "Computing Machinery and Intelligence” . O documento começa destacando "Eu proponho considerar a questão: máquinas podem pensar? 'Isso deve começar com definições do significado dos termos 'máquina' e 'pensar' ", o que também é colocado no próprio filme durante um diálogo de Turing com outro personagem.
A história, montada em flash-backs, começa em 1951, quando dois policiais da Scotland Yard investigam um suposto roubo na casa do matemático Alan Turing após o mesmo denunciar o que  aparentemente seria uma invasão do imóvel onde residia.  Os policiais passam  a suspeitar de seu comportamento, principalmente  pela falta de registros de suas atividades durante a guerra, o que os faz imaginar que  Turing fosse um espião.
Ao ser interrogado, Turing então revela que na verdade atuou num projeto secreto da inteligência britânica em Bletchley Park, mas sem poder mostrar dados e nem informações que comprovassem a sua atividade, uma vez que toda a sua ficha profissional e pessoal foi apagada dos registros do serviço secreto inglês, que dispensou a todos os participantes do grupo que decodificou os códigos do complicado sistema de informação nazista, que mudavam a cada dia e passavam a ser objeto de comunicados entre as forças alemãs.
Num outro flashback, o filme  mostra Turing na adolescência  em 1927, quando se  apaixona por um colega  do colégio interno onde estudava e que acabou morrendo pneumonia bovina. Nesta época ele já se interessava por criptografia, o que permitia fazer pescas codificadas e  insuspeitas para os professores.
Mas uma parte significativa de O Jogo de Imitação mostra o trabalho persistente do matemático durante a Segunda Guerra Mundial, comandando um grupo de pesquisadores para decodificar os códigos do equipamento Nazista, o qual se assemelhava com uma máquina de escrever, que usava técnicas criptográficas, as quais  tornavam as mensagens incompreensíveis em caso de interceptação pelo inimigo, que mantinha na Inglaterra um vasto um sistema de radioescuta, a quem cabia captar cada mensagem e as enviava para o setor de decodificação britânico.
Cabe lembrar título do filme refere-se ao teste proposto por Turing com o mesmo nome, em que ele propõe e discute o seu papel na inteligência artificial em 1950, intitulado "Computing Machinery and Intelligence". O documento começa destacando que "eu proponho considerar a questão: máquinas podem pensar? 'Isso deve começar com definições do significado dos termos 'máquina' e 'pensar' ", objeto de um diálogo entre Turing e um outro personagem do filme.
O filme dirigido por Morten Tyldum e com roteiro assinado por Graham Moore,  teve sua estreia mundial em agosto de 2014, durante o 41º Telluride Film Festival, foi também lançado um mês depois na 39ª Toronto International Film Festival, onde conquistou  o "Prêmio Escolha Popular de Melhor Filme" [9] , o maior prêmio do festival. O Jogo da Imitação recebeu ainda várias indicações para prêmios, vencendo inclusive o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado. Ele também foi  elogiado pela crítica e se tornou um sucesso de bilheteria, faturando US$227 milhões mundialmente.
Cabe lembrar que depois de uma campanha liderada por John Graham-Cumming, em 2009, o primeiro-ministro Gordon Brown fez um pedido oficial de desculpas público em nome do Governo britânico, devido à maneira pela qual Turing foi tratado e julgado como outros 51 mil britânicos condenados por  homossexualismo e atentado ao pudor. Mas somente em  24 de Dezembro de 2013, o matemático recebeu o perdão da rainha Elizabeth II. (KLEBER TORRES)

Ficha técnica:
Título original: O Jogo da Imitação (The Imitation Game)
Direção: Mortem Tyldun 
Com:  Benedict Cumberbatch,  Keira  Knightley e Matthew Goode 
Gênero: Drama
Ano : 2014
Cores
114 minutos    







Nenhum comentário:

Postar um comentário