quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Uma caçada ou um sonho antológico que rendeu quatro Oscars




Ganhador de quatro Oscars em 2008 – melhor filme, melhor diretor, melhor ator coadjuvante e melhor roteiro adaptado -, Onde os Fracos Não Têm Vez (No Country for Old Men ), de Ethan e Joel Coen,  começa quando o caçador Llewelyn Moss (Josh Brolin), um veterano da guerra do Vietnã, encontra por acaso vários veículos estacionados num descampado e se depara com um cenário de guerra. O filme narra a partir daí uma caçada sem quartel empreendida por um psicopata -um dos mais sanguinários do cinema- , com muitas mortes e um banho de sangue, o  que lhe rendeu mais de 179 milhões de dólares nas bilheterias.
Ao aproximar-se do local, ele descobre como resultado de um possível conflito entre traficantes, inúmeros cadáveres com ferimentos à bala, alguns já em estado de decomposição. Ao abrir a porta de uma camionete, ele ainda se depara com um sobrevivente mexicano gravemente ferido, o qual lhe pede água. O caçador também encontra num dos veículos, uma grande quantidade de heroína e em outro, uma mala com dois milhões de dólares, que leva para casa e coloca num lugar supostamente seguro.
Ainda durante a noite, o caçador resolve retornar ao local do massacre, levando água ao homem baleado, mas acaba perseguido por pistoleiros armados em uma caminhonete que faziam uma varredura da área e efetuaram disparos em sua direção. Ao retornar para sua casa, Moss pega a mala com o dinheiro, dá uma pequena quantia sua mulher Carla Jean (Kelly MacDonald) , a quem manda para a casa da mãe, em Odessa e foge para a uma pequena cidade onde hospeda-se em um motel. Por precaução, ele esconde a mala no sistema de ventilação e muda de quarto.
A partir daí, ele passa a ser perseguido pelo pistoleiro Anton Chigurgh  (Javier Bardem), que faz a interpretação magistral de um sanguinário psicopta   - comparável à de Dennis Hopper em Velvet Blue - contratado para recuperar o dinheiro, e que inicia uma caçada sem quartel a Moss, usando um rastreador sintonizado com um transmissor na mala de dinheiro e uma estranha pistola de ar comprimido, que se parece um extintor de incêndio prateado.  A arma, é utilizada primeiro, para matar um motorista, de quem rouba o carro para continuar a perseguição.
Ao chegar no motel, o pistoleiro invade o quarto onde Moss deixou o dinheiro e ali, surpreende um grupo de mexicanos armados, que preparavam uma emboscada para o caçador, executando-os logo em seguida. Moss, que tinha também ocupado  um quarto vizinho ao invadido, percebe o tumulto, retira a mala de dinheiro nos dutos de ventilação e foge, mas sendo seguido implacavelmente pelo Chigurh até um hotel de uma cidade vizinha, onde arma uma emboscada para o seu perseguidor, a quem recebe a tiros depois que ele estoura com sua arma de ar comprimido a fechadura do seu quarto.
Mesmo ferido o pistoleiro continua sua perseguição a Moss, atingindo o seu clímax, com uma troca de tiros pelas  ruas da cidade em que  os dois homens acabam feridos. Ao atravessar a fronteira com o México, Moss desmaia devido aos ferimentos e acaba internado em um hospital mexicano, onde é procurado por outro pistoleiro contratado para sua localização, Carson Wells (Woody Harrelson), que em tom negociador lhe oferece um acordo garantindo a sua vida em troca da devolução do dinheiro para o cartel de traficantes que representava.
Chigurh, após tratar os seus ferimentos, localiza  Wells no hotel onde ele se hospedava e o executa para evitar concorrência -antes ele já havia matado o contratante do pistoleiro- , no momento em que Moss efetuava uma ligação telefônica. Chigurh pega o telefone evitando pisar nas manchas de sangue empoçadas do chão com as suas botas, o que deixaria possíveis pistas da sua presença, promete a Moss que não matará a sua mulher se o dinheiro lhe for devolvido. Mas, se irrita com Moss, que desdenha da proposta e tenta continuar a sua fuga.
A caçada tumultuada de Moss não para e tentando escapar da perseguição, ele combina com sua mulher um encontro num motel de El Paso, com o intuito de lhe entregar parte do dinheiro, o que  permitiria a ela escapar das possíveis ameaças do psicopata assassino que matava por motivo fútil. Carla Jean pede ao xerife Bell(Tommy Lee Jones) para salve a vida de seu marido. Ao chegar ao local combinado, o xerife vê um grupo de pistoleiros do cartel fugindo do motel em uma caminhonete e encontra o cadáver de Moss no chão do quarto que ocupava e que também fora visitado por Chigurh.
Depois de morte de Moss, Chigurh localiza a sua mulher que voltava do sepultamento da própria mãe. Ela conta que não sabe onde está o dinheiro e o pistoleiro faz um cara ou coroa, uma marca de suas execuções, deixando em seguida a sua  casa sozinho e observando cuidadosamente o solado de suas botas para se cientificar de que não estavam manchadas com o sangue da vitima.
Na fuga do local do crime, ele se envolve  num acidente automobilístico, imobiliza de forma improvisada o braço fraturado com a camisa comprada de um adolescente e foge discretamente a pé, como se nada tivesse acontecido, deixando nas ruas o veículo destruído na colisão.
O filme termina, o com xerife Bell já aposentado contando dois sonhos para a sua mulher (Tess Harper) e tendo como referência o seu pai. No primeiro sonho, Bell perdia uma grande quantia em dinheiro que lhe havia sido dada pelo genitor; no segundo, ele e o pai andavam a cavalo em uma montanha nevada, procurando um lugar apropriado para uma fogueira em meio ao frio e à escuridão, sabendo que, ao chegar, seu pai que seguia na frente estaria à sua espera. Assim, acordou do sonho. Seria o filme um sonho, um pesadelo ou resultado de um sistema bruto, onde a opção entre a vida e a morte seria uma questão de escolha e de decisão, Nietzche admitia que “o que está vivo é apenas uma variedade daquilo que está morto e uma variedade bastante rara”.(Kleber Torres)


Ficha Técnica

Título: Onde os Fracos Não Têm Vez (No Country for Old Men )
Direção: Ethan Coen e Joel Coen
Roteiro : Cormac McCarthy(Romance), Ethan Coen e Joel Coen
Elenco ; Tommy Lee Jones, Javier Bardem, Josh Brolin, Woody Harrelson,
Música: composta por: Carter Burwell
Cinematografia: Keely MacDonald, Tess Harper, Roger Deakins
Género: Drama Suspense
Ano : 2007
122 minutos

Nenhum comentário:

Postar um comentário