quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Uma contribuição para o debate sobre a influência da publicidade






O filme Three Billboards Outside Ebbing, Missouri (Três Anúncios Para Um Crime) mostra como uma mulher irritada com a morosidade da polícia em identificar o culpado pelo brutal assassinato de sua filha Angélica, que foi estuprada e queimada viva há um ano, procurou uma solução para o problema. A empresária Mildred Hayes (Frances McDormand), proprietária de uma loja de artesanato, decide chamar atenção das autoridades e  da população da pequena cidade de Ebbing (Missouri), para o caso não solucionado alugando três outdoors desativados em uma estrada de pouco movimento.
Os anúncios foram divididos em três blocos formando uma mensagem única e questionadora: o primeiro dizia “Estuprada enquanto morria” (Raped while dying); o segundo  “E até agora ninguém foi preso?” (And still no arrests?) e terminava perguntando “Como pode,chefe Willougby (How come,  chief Willoughby?)
A ação repercute na pequena cidade, ganhando espaço no noticiário da televisão local e afetando a toda a comunidade – uma espécie de comunidade de cultura de folk em que as relações são muito diretas  e pessoais -, assim as suas consequências afetam várias pessoas, especialmente a própria Mildred e ao Delegado Willoughby (Woody Harrelson), responsável pela investigação, que está se tratando de um câncer no pâncreas, um segredo que todos sabiam na comunidade.
De modo direto, os policiais procuram pressionar ao publicitário autor das três peças de propaganda e questionaram as implicações legais da campanha, uma vez que não existe difamação em perguntas. Outro policial mais exaltado vai a agência e tenta agredir ao publicitário, enquanto o delegado recebe o apoio de setores da sociedade organizada, como o médico, o dentista – que se envolve num incidente com Mildred  Hayes na extração de um dente. O filho adolescente da empresária é questionado por colegas na escola onde estudava e até seu ex-marido e o padre da paróquia local vão à sua casa tentar dissuadi-la da campanha publicitária, com a colocação dos outdoors por um período de um ano.
No contra-ataque o delegado procura a empresária para informar o andamento no caso em função da falta de testemunhas e pista, até porque o DNA do suspeito não bate com o banco de dados local e nacional, “mas estou fazendo o que posso”, lamenta o policial. Por outro lado, a temperatura esquenta na comunidade com a perseguição indireta de pessoas ligadas à empresária, que também ganha adesões anônimas e isoladas como a de um mexicano que deixou US$ 5 mil na agência de propaganda para pagar mais um mês da conta do outdoor.
Num filme essencialmente existencialista, em que as pessoas como Mildred estão sós, sem ajuda e sem esperança na solução de seus problemas pessoais, o delegado, que alega numa carta deixada antes da sua morte para a família, que aquele foi o melhor dia da sua vida, em que bebeu e amou pela última vez a mulher. Ele  se suicida para evitar o padecimento e as dores atrozes da doença que o acometia.
Numa outra carta para Mildred, ele elogia a ideia da campanha e deixa até uma quantia para financiar mais um mês da campanha que o incomodara. Não há desespero na sua morte e nem na sua despedida planejada, ele pratica suicídio dando um tiro na cabeça e usando uma mascara ninja com um bilhete dizendo “não abra o saco. Ligue para a polícia”.
Abalado com a morte do chefe, o policial Jason Dixon (Sam Rockwell) invade a agência de propaganda e agride ao publicitário Red Welby(Caleb Landry Jones), que acaba hospitalizado depois de jogado da janela do primeiro andar do seu escritório. Os out-doors da campanha também são incendiados e Mildred tenta apagar o fogo sem sucesso.
Depois da agrassão, Dixon acaba demitido e o novo delegado retoma as investigações do caso de estupro e morte da filha da empresária. Mildred tenta incendiar a delegacia e acaba ferindo a Jason Dixon, que acaba no mesmo hospital e no quarto do publicitário a quem agrediu. Ao sair ele descobre uma pista de um suspeito, o mesmo homem que havia ameaçado anteriormente a Mildred em sua pequena loja de souvenir e juntamente com a empresária parte para sua localização e quiçá a sua eliminação. O DNA do suspeito não batia com o material coletado pela polícia na vítima do estupro que foi queimada viva.
O resto é mistério e suspense, o que pode indicar a continuação do filme e de uma história instigante a partir de um tema simples, que venceu em quatro categorias no 75º Golden Globe Awards  e teve quatro indicações para o Oscar, conquistando duas estatuetas, graças à competente direção o cineasta Martin McDonagh, que dirigiu e roteirizou a película, arrecadando US$ 158 milhões de dólares e foi produzido com um custo de apenas R$ 12 milhões. (Kleber Torres)

Ficha técnica

Título :  Three Billboards Outside Ebbing, Missouri (Três Anúncios Para Um Crime)
Direção: Martin McDonagh
Roteiro : Martin McDonagh
Elenco: Frances McDormand, Woody Harrelson, Sam Rockwell, John Hawkes, Peter Dinklage
Gênero: Drama policial
Música: Carter Burwell
Cinematografia: Ben Davis

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