O filme Three Billboards
Outside Ebbing, Missouri (Três
Anúncios Para Um Crime) mostra como uma mulher
irritada com a morosidade da
polícia em identificar o culpado pelo brutal assassinato de sua filha Angélica,
que foi estuprada e queimada viva há um ano, procurou uma solução para o
problema. A empresária Mildred Hayes (Frances McDormand), proprietária de uma
loja de artesanato, decide chamar atenção das autoridades e da população da pequena cidade de Ebbing
(Missouri), para o caso não solucionado alugando três outdoors desativados em
uma estrada de pouco movimento.
Os anúncios foram divididos
em três blocos formando uma mensagem única e questionadora: o primeiro dizia “Estuprada
enquanto morria” (Raped while dying); o segundo
“E até agora ninguém foi preso?” (And still no arrests?)
e terminava perguntando “Como pode,chefe Willougby (How come, chief Willoughby?)
A ação repercute na pequena
cidade, ganhando espaço no noticiário da televisão local e afetando a toda a comunidade
– uma espécie de comunidade de cultura de folk em que as relações são muito
diretas e pessoais -, assim as suas
consequências afetam várias pessoas, especialmente a própria Mildred e ao
Delegado Willoughby (Woody Harrelson), responsável pela investigação, que está
se tratando de um câncer no pâncreas, um segredo que todos sabiam na comunidade.
De modo direto, os policiais
procuram pressionar ao publicitário autor das três peças de propaganda e
questionaram as implicações legais da campanha, uma vez que não existe
difamação em perguntas. Outro policial mais exaltado vai a agência e tenta
agredir ao publicitário, enquanto o delegado recebe o apoio de setores da
sociedade organizada, como o médico, o dentista – que se envolve num incidente com
Mildred Hayes na extração de um dente. O
filho adolescente da empresária é questionado por colegas na escola onde
estudava e até seu ex-marido e o padre da paróquia local vão à sua casa tentar
dissuadi-la da campanha publicitária, com a colocação dos outdoors por um
período de um ano.
No contra-ataque o delegado
procura a empresária para informar o andamento no caso em função da falta de
testemunhas e pista, até porque o DNA do suspeito não bate com o banco de dados
local e nacional, “mas estou fazendo o que posso”, lamenta o policial. Por
outro lado, a temperatura esquenta na comunidade com a perseguição indireta de
pessoas ligadas à empresária, que também ganha adesões anônimas e isoladas como
a de um mexicano que deixou US$ 5 mil na agência de propaganda para pagar mais
um mês da conta do outdoor.
Num filme essencialmente existencialista,
em que as pessoas como Mildred estão sós, sem ajuda e sem esperança na solução
de seus problemas pessoais, o delegado, que alega numa carta deixada antes da
sua morte para a família, que aquele foi o melhor dia da sua vida, em que bebeu
e amou pela última vez a mulher. Ele se
suicida para evitar o padecimento e as dores atrozes da doença que o acometia.
Numa outra carta para
Mildred, ele elogia a ideia da campanha e deixa até uma quantia para financiar
mais um mês da campanha que o incomodara. Não há desespero na sua morte e nem
na sua despedida planejada, ele pratica suicídio dando um tiro na cabeça e
usando uma mascara ninja com um bilhete dizendo “não abra o saco. Ligue para a
polícia”.
Abalado com a morte do
chefe, o policial Jason Dixon (Sam Rockwell) invade a agência de propaganda e
agride ao publicitário Red Welby(Caleb Landry Jones), que acaba hospitalizado
depois de jogado da janela do primeiro andar do seu escritório. Os out-doors da
campanha também são incendiados e Mildred tenta apagar o fogo sem sucesso.
Depois da agrassão, Dixon
acaba demitido e o novo delegado retoma as investigações do caso de estupro e
morte da filha da empresária. Mildred tenta incendiar a delegacia e acaba
ferindo a Jason Dixon, que acaba no mesmo hospital e no quarto do publicitário
a quem agrediu. Ao sair ele descobre uma pista de um suspeito, o mesmo homem
que havia ameaçado anteriormente a Mildred em sua pequena loja de souvenir e
juntamente com a empresária parte para sua localização e quiçá a sua
eliminação. O DNA do suspeito não batia com o material coletado pela polícia na
vítima do estupro que foi queimada viva.
O resto é mistério e
suspense, o que pode indicar a continuação do filme e de uma história
instigante a partir de um tema simples, que venceu em quatro categorias no 75º Golden
Globe Awards e teve quatro indicações
para o Oscar, conquistando duas estatuetas, graças à competente direção o
cineasta Martin McDonagh, que dirigiu e roteirizou a película, arrecadando US$
158 milhões de dólares e foi produzido com um custo de apenas R$ 12 milhões.
(Kleber Torres)
Ficha técnica
Título :
Three Billboards
Outside Ebbing, Missouri (Três Anúncios Para Um Crime)
Direção: Martin McDonagh
Roteiro : Martin McDonagh
Elenco: Frances
McDormand, Woody Harrelson, Sam Rockwell, John Hawkes, Peter Dinklage
Gênero: Drama policial
Música: Carter Burwell
Cinematografia: Ben Davis
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