quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Quando e como o goleiro tem medo diante do pênalti






Considerado uma metáfora do esporte e da própria  vida, o filme O Medo do Goleiro diante do Pênalti (Die Angst des Tormanns beim Elfmeter), de 1972, foi o primeiro longa-metragem do alemão Wim Wenders, que se notabilizou em filmes como Paris, Texas e O Sal da Terra, e assinou o roteiro a partir de um livro homônimo do escritor austríaco Peter Handke. Tudo tem como foco a história do goleiro Joseph Bloch interpretado por Arthur Brauss, que, se revolta com um juiz depois um pênalti durante um jogo de futebol, acaba expulso e depois, acaba se envolvendo num assassinato de uma mulher.
O filme sem cortes e de baixo custo, que foi remasterizado com uma revisão da trilha sonora, tem desdobramentos lentos e diálogos existenciais mesclado com muitas comparações entre o futebol, os sonhos que não têm sentido  e a vida dos personagens. Depois de expulso, o goleiro deixa o campo, leva um jornal e começa a vagar pela cidade.
Ele chega à cidade, aluga um quarto de hotel,  vai ao cinema, e depois do filme não consegue completar uma chamada telefônica, porque o telefone estava como defeito. Bloch voltar sozinho para o hotel barato onde está hospedado e vai dormir.
Praticamente repetindo o roteiro do dia anterior, ele volta ao cinema, pede uma poltrona espaçosa e acaba  marcando um encontro com a moça da bilheteria do cinema interpretada por Edda Köchl, com quem dorme e depois de tomar banho e café, a mata sem motivo aparente, num apartamento próximo ao aeroporto.
Depois do crime, ele foge de ônibus, se envolve numa série de incidentes e sempre procura acompanhar o caso do assassinato através da leitura de jornais.Numa cidade pequena, ele se aproxima de Glória (Erika Pluhar), que foi no passado sua companheira e que hoje, tem um restaurante e vive em companhia da filha de quatro anos.
Bloch ali se envolve em brigas, é assaltado,  e tem um comportamento errático, por fim, se depara, ao assistir um jogo de futebol, com um delegado que investiga o caso do homicídio em que está envolvido, o qual, segundo os jornais, já estaria elucidado. Como tudo é metafórico, faltou o árbitro encerrar a partida, que pode ser um retrato colorido ou em preto e branco da própria vida.(Kleber Torres)


Ficha Técnica :
Titulo: O Medo do Goleiro diante do Penalty(
Direção : Win Wenders
Roteiro: Wim Wenders e Peter Handke

Música : Jürgen Knieper

Elenco: Arthur Brauss, Bert Fortell,  Edda Köchl, Erika Pluhar e Ernst Meister
Alemanha

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