sábado, 23 de novembro de 2019

A face da tragédia tem um nome de mulher em Lady Macbeth





Sem nenhuma relação direta com a tragédia shakespeareana,  o filme inglês Lady Macbeth tem como base uma adaptação da peça "Lady Macbeth do Distrito de Mtsensk", do escritor russo Nikolai Leskov, cuja apresentação mesmo sem nenhuma relação com o campo da política, mas tendo como pano de fundo a luta de classes dicotômicas entre servos e senhores, homens e mulheres, foi proibida na Rússia durante o período negro do stalinismo. Leskov, se inspirou numa das personagens de William Shakespeare, ao incorporar elementos trágicos da peça, captando a falta de empatia e arrogância daqueles que desprezam os seus subalternos ou a própria vida.
O filme num cenário da era vitoriana, tem a direção  competente de William Oldroyd e o roteiro assinado por  Alice Birch, uma dupla de estreantes em longas-metragens, mas que ambientaram a obra nos idos de 1865, período em que o livro foi lançado na Inglaterra. Lady Macbeth resgata cenário de uma Inglaterra rural no século 19 e tem como referência o debate e o lugar da mulher numa sociedade patriarcal e conservadora.
Lady Macbeth nos mostra os conflitos entre a masculinidade e a feminilidade no mundo. Mostra também como uma mulher, Katherinne (Florence Pugh), com uma interpretação magistral, deixa de ser uma figura submissa, que não tinha relações sexuiais com o marido, Alexander (Paul Hilton),  que a mandava se despir, ficar de costas para ele e olhando para a parede, enquanto o mesmo se masturbava.
As coisas mudam quando o marido viaja a negócios e ela começa a ter um caso com um dos agregados da fazenda, Sebastian (Cosmo Janis), que tinha uma relação sadomasoquista com uma das criadas da família. Katherinne também bebe todo o vinho do sogro Boris (Christhopher Fairbanks) e que estava na adega, e quando este a interpela lembrando o seu fracasso enm todas as missões, inclusive em dar um herdeiro, mas acaba morto pela nora.
Katherinne considera que o marido odiava o pai e a ela e que talvez não volte mais. Mas ele retorna, observando que ela ficou mais gorda e fedorenta, se tornando uma vagabunda na sua ausencia. Alexander acaba morrendo num confronto com o rival e a mulher. Para não deixar pistas de sua presença, os dois enterram o homem e o seu cavalo.
A coisa se complica com o aparecimento de um herdeiro de Alexander, que também acaba morto numa sequência de crimes sucessivos capitaneados por Katherinne, que joga sem nenhum pudor a culpa no amante e na criada com quem deixara de falar após se relacionar com Serbastian, que a acusou pela sequencia de crimes dizendo que "ela me sufocou, me perseguiu e é uma doença." Katherinne se defendeu dizendo que tudo era uma mentira deslavada e que "o menino era como um filho para mim e eu, simplesmente, não fiz nada".
Como a corda arrebenta do lado mais fraco, o amante a a criada acabam presos, e a herdeira da Lady Macbeth assume impune o comando dos bens e do patrimônio de uma rica família de latifundiários. Ela não foi julgada e nem condenada sequer numa primeira instância, mas continuou tendo o gosto e o sabor da liberdade dos justos pairando sempre acima dos limites imprecisos do bem ou do mal.(Kleber Torres)

Ficha técnica:
Direção: William Oldroyd
Roteiro: Alice Birch
Elenco: Florence Pugh, Cosmo Jarvis, Naomi Ackie, Paul Hilton, Christhopher Fairbanks,  Bill Fellows, Joseph Teague, Ian Conningham e Fleur Houdjik
Cinematografia : Ami Wegner
Gênero: Drama
Nacionalidade: Reino Unido
1h 29min
2016

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