sábado, 15 de novembro de 2014

O eterno e imortal Sidney Lumet




Considerado  um dos mais prolíficos e expressivos cineastas, onde aparece ao lado de nomes como o Hitchcock e Kubrick,  Sidney Lumet nos legou uma obra de mais de 50 filmes, além sucessos consagrados pela critica e reconhecidos pelo público como 12 Homens e uma Sentença (12 Angry Men, 1957), Um Dia de Cão (Dog Day Afternoon, 1975), o antológico Rede de Intrigas (Network, 1976) e O Veredito (The Verdict, 1982), todos com indicações ao Oscar de melhor direção.
Um tema recorrente da sua obra de cunho neorrealista está na crítica ao poder e à corrupção na mídia e na polícia, bem como à burocrática lentidão da justiça.  Sua narrativa visual objetiva e vigorosa, a atenção no trabalho com os atores e a utilização da câmera como uma ferramenta de uma linguagem direta e objetiva, tornaram Sidney Lumet e sua obra, simplesmente extraordinários,  com adaptações de peças e romances em produções grandiosas e comédias de humor-negro no mais fino estilo novaiorquino, revelando conflitos psicológicos e dramas universais.
Em1959, ele dirigiu Marlon Brando e Joanne Woodward em Vidas em Fuga (The Fugitive Kind), baseado na peça de Tennessee Williams, A Descida de Orfeu (Orpheus Descending). Também dirigiu com competência Panorama Visto da Ponte (A View From the Bridge, 1961), de  Arthur Miller e Longa Jornada Noite Adentro (Long Day's Journey Into Night, 1962), de Eugene O’Neill, adaptação expressiva de mais um clássico do teatro para o cinema.
Também leva a sua assinatura o antológico O Homem do Prego, selecionado pela Biblioteca do Congresso para preservação no United States National Film Registry, por sua significância cultural e histórica, contando o drama de um judeu que viveu o terror dos campos de concentração. Foi o primeiro filme a mostrar o Holocausto a partir da visão de um sobrevivente. Já Limite de Segurança aparece como um libelo contra as armas nucleares e alerta para o risco nunca descartável de uma guerra atômica.
Lumet também assina filmes como O Grupo (2009), Chamada Para um Morto (The Deadly Affair, 1967), baseado em Call For The Dead (1961), primeiro livro do britânico John Le Carré, com seu personagem George Smiley, renomeado no fime como Charles Dobbs e interpretado por James Mason, num elenco cinco estrelas que reuniu Simone Signoret e Maximilian Schell.
Ele também produziu um documentário antológico sobre Martin Luther King e que teve a renda foi doada ao Fundo Especial Martin Luther King Jr. Já O Golpe de John Anderson (The Anderson Tapes, 1971) foi pioneiro no enfoque de uma questão prevalecente nos dias hodiernos: a invasão de privacidade por agências governamentais através da tecnologia de vigilância eletrônica cada vez mais sofisticada e aprimorada.
A perda de privacidade foi ampliada em função do uso dos novos recursos tecnológicos como o smartphone e a internet, que permitem aos serviços de segurança dos dias de hoje nos localizar em tempo real e em qualquer circunstancia de tempo, instalando um clima de paranóia e de desconfiança na relação entre o cidadão e o estado, que funciona como uma espécie de Leviatã.
Em Serpico (1973), ele nos conta uma história sobre poder e corrupção no Departamento de Polícia de Nova York, a marcou uma série de  quatro filmes do cineasta sobre estes dois temas. O filme narra a história verídica do policial honesto Frank Serpico, interpretado por Al Pacino que atuava no Departamento de Policia de Nova York na década de 70 e que acaba engolido por sistema corrupto e sanguinário, que não admite contestação.
A sequência teve desdobramento com Um Dia de Cão (Dog Day Afternoon, 1975) inspirado num fato ocorrido em  de agosto de 1972, quando John "Sonny" Wojtowicz (Al Pacino) e Salvatore Naturile (John Cazale) invadiram um banco, fazendo reféns e  provocando um grande tumulto no centro de Nova York. No meio das negociações, Sonny revela à polícia que o objetivo do assalto era conseguir dinheiro para uma cirurgia de mudança de sexo de sua mulher, Leon Schermer (Chris Sarandon).
Com um autor polivalente, Lumet também dirigiu Assassinato no Expresso do Oriente (Murder on the Orient Express, 1974), um mistério de Agatha Christie, resolvido pelo notório detetive belga, Hercule Poirot interpretado por Albert Finney. Ele atinge o ápice em Em Rede de Intrigas onde impõe um ritmo similar ao linguagem telejornalística para denunciar o sensacionalismo e a manipulação da informação num filme com a participação de William Holden, Robert Duvall, Peter Finch, Faye Dunaway, Ned Beatty e Beatrice Straight.
O filme foi aclamado pela crítica e foi premiado com nada menos que quatro Oscars: o de  melhor ator para Peter Finch, de melhor atriz para Faye Dunaway, para a atriz co-adjuvante Beatrice Straight) e para roteiro original assinado por Paddy Chayefsky  e abocanhou de quebra mais quatro Globos de Ouro como melhor filme, melhor ator dramático para Peter Finch, para melhor atriz Faye Dunaway, melhor diretor para o próprio Sindey Lumet e roteiro para Paddy Chayefsky.
Com Equus, um complexo drama psicológico, Lumet  conseguiu conquistar mais três indicações ao Oscar: o de melhor ator para Richard Burton, de ator co-adjuvante para Peter Firth e de roteiro adaptado. Em 1978, Lumet fez a adaptação de um musical da Broadway: O Mágico Inesquecível (The Wiz) uma revisitação à fábula do Mágico de Oz, com Diana Ross, Michael Jackson, Lena Horne e Richard Pryor, além da adaptação musical foi supervisionada por Quincy Jones, um parceiro musical de vários filmes do autor.
Depois, em O Príncipe da Cidade, que  recebeu indicações ao Oscar de melhor roteiro adaptado, e por sua autenticidade, ele realizou outros filmes inclusive Os Donos do Poder (Power, 1986), que enfoca as consequências da corrupção política em toda a sua extensão, seguido de O Peso de um Passado (Running on Empty, 1988), uma história real inspirada nos  líderes do grupo radical Weather Underground, o mesmo que sabotou uma instalação militar que produzia de napalm durante a Guerra do Vietnã. Lumet afirmava que   "não é o objetivo da busca que me intriga, e sim, a condição obssessiva."
Em Sombras da Lei (Night Falls on Manhattan, 1997) e depois em Sob Suspeita, ele  conta a história real do mafioso Di Norscio, que fez a sua própria defesa num processo demorado e complicado sobre a Máfia, num filme em que a maior parte dos testemunhos foram transcritos diretamente dos registros oficiais do julgamento. Neste filme, Lumet retoma a temática de corrupção, intrigas, traições e a preservação da integridade moral.

Ele assina ainda Antes Que o Diabo Saiba Que Você Está Morto (Before the Devil Knows You're Dead, 2007), selando assim a sua participação definitiva na história do cinema mostrando, não apenas versatilidade ao experimentar diferentes técnicas e estilos, como também conquistando grandes prêmios e o reconhecimento da critica especializada e do público.

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