Um filme em que a realidade se mistura com ficção e a
própria lenda, assim pode ser definido ‘Abraham
Lincoln: Caçador de Vampiros’, dirigido pelo russo Timur Bekmambetov, mas que não
convence e parece um produto destinado para um público de adolescentes que
gostam de filmes de terror e de aventura, manchados com muito sangue e
adrenalina. O filme também reconstitui uma época histórica que inclui a guerra
de secessão entre os anos de 1861 e 1865, dividindo
os Estados Unidos entre Confederados e a União numa disputa fraticida que teve
dos panos de fundo a libertação dos escravos.
Tudo começa quando o menino Abraham Lincoln (Cameron
M.Brown) jura vingar
a morte da mãe, atacada por um vampiro.
Depois, já adulto, ele conta com a ajuda de Henry (Domenic Cooper), um experiente
caçador de vampiros, que o orienta para uma guerra sem quartel, em que os vampiros planejam dominar os Estados Unidos.
Nesta disputa, os vampiros também andam na luz do dia e
possuem a capacidade de ficar invisíveis aos olhos dos mortais.
“Nenhum homem que tenha
vivido conhece mais sobre a vida depois da morte que eu ou você. Toda alegoria
pós-morte simplesmente desenvolveu-se com base no medo, ganância, imaginação e
poesia,” esta frase de Edgar Allan Poe serve de referência básica para um roteiro que poderia ser
mais criativo construído a partir do romance de Seth Grahame-Smith,
que o assina em conjunto com Simon Kinberg.
No filme tudo acontece com
rapidez e se num momento Abe é uma criança, logo
depois, passa à categoria de caçador de vampiros e numa sequência aparece como 16ª presidente dos Estados Unidos. Na caçada aos vampiros Abraham Lincoln (Benjamin Walker) conta ainda com a ajuda do amigo
Will (Anthony Mackie) e conhece a Mary Todd Lincoln(Mary Elizabeth Winstead), com quem se
casa e tem um filho. Como antagonistas aparecem os vampiros Adam (Rufus Sewell),
numa possíverel ferência a um Adão reverso e Jack Burts (Marton Csokas).
Mesmo com a
produção de Tim Burton e de um grupo de associados, os efeitos especiais do
filme deixam muito a desejar e são de qualidade duvidosa. Entre os exemplos estão a destreza e a arte de
Lincoln no uso de machados; a cena que
poderia ser antológica de uma disputa de Abe contra vampiros envolvendo uma
tropa de cavalos ou mesmo a marcha de vampiros confederados contra as forças da União, com cenas a de ação mal
cuidadas e construídas de forma amadorística.
‘Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros’, dá outra versão para a morte do filho do presidente dos Estados Unidos e acrescenta como contraponto a própria lenda de vampiros, mas acabando como um mero registro fantasioso e inverossímil de uma época, que tem como cenário a história de Abraham Lincoln, o qual se celebrizou por ter vencido a Guerra de Secessão contra os estados confederados e conseguido manter a unidade nacional de um país dividido em torno da questão do fim da escravatura, mas acabou transformado num justiceiro com um machado enfrentando na sombras e até dia tamanho criaturas da noite, que às vezes ficam invisíveis nas lentes de uma câmera ou diante de um espelho. (Kleber Torres)
‘Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros’, dá outra versão para a morte do filho do presidente dos Estados Unidos e acrescenta como contraponto a própria lenda de vampiros, mas acabando como um mero registro fantasioso e inverossímil de uma época, que tem como cenário a história de Abraham Lincoln, o qual se celebrizou por ter vencido a Guerra de Secessão contra os estados confederados e conseguido manter a unidade nacional de um país dividido em torno da questão do fim da escravatura, mas acabou transformado num justiceiro com um machado enfrentando na sombras e até dia tamanho criaturas da noite, que às vezes ficam invisíveis nas lentes de uma câmera ou diante de um espelho. (Kleber Torres)
Ficha técnica:
Título : Abraham
Lincoln: Vampire Hunter (Abraham Lincoln : Caçador de Vamapiros)
Direção : Timur Nekmambetov
Roteiro: Seth Grahame-Smith/ Simon Kinberg
Fotografia:
Caleb Deschanel
Elenco: Benjamin Walker, Anthony Mackie, Mary Elizabeth Winstead; Rufus
Sewell, Marton Csokas, Domenic Cooper, Alex Lombard,
Cameron M.Brown
Orçamento : US$ 69 milhões
Ano: 2012
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