terça-feira, 30 de setembro de 2014

Apocalypse Now





Considerado uma obra prima do cinema mostrando a inutilidade e a irracionalidade de guerra, Apocalypse Now é um filme americano de 1979, dirigido por Francis Ford Coppola , tendo como referência a adaptação do romance Heart of Darkness – O Coração das Trevas - de Joseph Conrad  e cenário o sudeste asiático durante a Guerra do Vetnã. O filme foi rodado nas Filipinas e os cenários atingidos por um furacão que atrasaram as filmagens.
Estrelado por Marlon Brando, Robert Duvall e Martin Sheen, Apocalypse Now foi indicado para sete Oscars em 1980, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor (Francis Ford Coppola) e Melhor Ator Coadjuvante (Robert Duvall) , sendo premiado apenas nas categorias nas categorias de Melhor Fotografia, com Vittorio Storaro e Melhor Som, uma trilha produzida por Walter Murch, Mark Berger, Richard Beggs e Nathan Boxer. O filme também foi premiado no Festival de Cannes 1979 (França) e com o Globo de Ouro 1980 (EUA), bem como pela Academia Japonesa de Cinema 1981 (Japão).
Tudo começa num hotel de Hanói,  ao som de The End – que também se repete na sequência final do filme- ,   quando o alto comando do exército americano designa o Capitão Benjamin Willard (Martin Sheen) para procurar, localizar  e executar o Coronel Walter Kurtz (Marlon Brando), que havia supostamente enlouquecido e estava lutando a guerra à sua própria maneira liderando  um exercito pessoal  e um grupo de traficantes nas selvas do Camboja.
Subindo o rio num barco de patrulha pilotado por quatro soldados, Willard depara-se com situações inacreditáveis e absurdas geradas pela guerra, evidenciando a existência de um conflito abissal entre o racional e o irracional. Vale como referência o deslocamento de um efetivo da cavalaria americana agora com apoio de helicópteros para a prática do surf numa praia vietnamita com ondas de 1 metro e 80.
Os helicópteros também bombardeiam uma aldeia vietcong dançado ao som da Cavalgada das Valquírias de Richard Wagner,  e numa das cenas, um oficial americano  Roberto Duvall, compara a destruição e o cheiro do napalm com o símbolo da vitória. Numa outra sequência de non sense,  soldados americanos drogados e sem hierarquia de comando constroem à noite uma ponte de Lung, sobre o rio do mesmo nome, que os vietcongs destroem durante o dia, para garantir ao comando a abertura de uma estrada estratégica ligando o nada a coisa nenhuma.
Neste cenário caótico, à  medida que se aproxima do destino e examina os documentos a respeito do coronel Kurt, um oficial de elite que poderia ter chegado a general, os  pensamentos de Willard  acerca do seu alvo e de sua missão vão se tornando cada vez mais conflitantes. Um fotógrafo, Dennis Hopper considera o coronel um filósofo.
O filme tem duas versões para o público. A primeira com 150 minutos, e a segunda, editada em 2001, Apocalypse Now Redux, tem 210 minutos, 60 minutos a mais de cenas adicionais.  O filme é baseado na obra Heart of Darkness, em que o alter-ego de Conrad, Marlow, curioso das terras inexploradas ou quase inexploradas da África, resolve empregar-se numa companhia belga de extração de marfim no Congo, onde decepciona-se com o tratamento desumano dispensado aos nativos pelos colonizadores, e com o estado de abandono da colônia.
Marlow  é designado, para acompanhar o grupo que partirá em busca de Kurtz, um homem cheio de ideais humanitários, dotado de excepcionais qualidades intelectuais e artísticas, que há meses não manda notícias de si  e nem do marfim.  No filme  e no livro, Kurtz parece ser o retrato da falência do humanitarismo sob interesses econômicos e o individualismo exacerbado.
O poema que o Coronel Kurtz lê, na presença de Willard, é The Hollow Men, de T.S. Eliot e na tomada de câmera revela que The Golden Bough era um dos livros preferidos do Coronel Kurtz. Marlon Brando lembrando que “somos homens loucos e empalhados com a cabeça cheia de palha”.  Diz também ao seu algoz que ele tem o direito de o matar, mas não o tem de julgá-lo, restando como opção apenas o horror.  
Brando aparece somente alguns preciosos minutos na parte final do filme, e  seu personagem é mostrado somente em tomadas com pouca luminosidade , a fim de disfarçar a sua obesidade, dando ao seu personagem, o Coronel Kurtz, um ar misterioso e enigmático. A morte de Kurtz é comparada com o abate de um touro através de uma fusão de imagens similar a que marca o início do filme com a superposição de bombardeios de florestas e alvos militares com bombas incendiárias de Napalm. (Kleber Torres)

Ficha Técnica
Titulo : Apocalypse Now
Direção:       Francis Ford Coppola
Elenco : Marlon Brando, Robert Duvall, Martin Sheen, Frederic Forrest, Sam Bottoms, Laurence Fishburne, Albert Hall, Dennis Hopper
Roteiro:        John Milius  e Francis Ford Coppola, baseado em O Coração das Trevas de Joseph Conrad
Gênero : Drama

Lançamento: 1979

Nenhum comentário:

Postar um comentário