domingo, 23 de agosto de 2020

Doutor Sono e a eterna luta entre o bem e o mal


Em termos lógicos, Doutor Sono (Doctor Sleep) é uma continuação natural de o Iluminado (The Shining), dois filmes baseados em romances de Stephen King, um dos mestres da ficção científica e do terror, tendo como referência a luta entre o bem e o mal. Desta vez, 40 anos depois do filme de Stanleuy Kubrick, Danny Torrance (Ewan McGregor), que  sobreviveu a uma série de atentados cometidos  pelo seu pai, um escritor perturbado pelos espíritos malignos que povoavam o Hotel Overlook, enfrenta vampiros que se alimentam da energia vital das pessoas.

Douto Sono é dirigido e roteirizado por Mike Flanagan, a partir da obra de King. Ela também cuidou da fotografia e nos mostra Danny como um adulto desajustado, traumatizado pelos dramas  vividos na infância e alcoólatra. Ele se muda para uma cidade pequena, onde consegue um emprego no hospital local.

Tudo começa a se complicar  a partir do momento em que ele  cria um vínculo telepático com Abra Stone (Killiegh Curran), uma menina também iluminada como Danny quando criança,  e com poderes tão fortes quanto como os seus, mas que os procura  bloquear agora na idade adulta. Os dois têm de enfrentar uma verdadeira gang de vampiros, liderada por Rose the Hat (Rebeca Ferguson), que não bebem sangue, mas se alimentam do élan vital das pessoas, o que lhes garante uma vida eterna.

Doutor Sono nos ensina que as crenças não nos fazem pessoas melhores, mas sim as atitudes, mostrando o mundo como uma grande casa de repouso a céu aberto e com problemas múltiplos, de todos os níveis. Também nos alerta que não há motivo de ter medo de nada, e que o perigo de enfrentar os vampiros são os mesmos de que se contrapõe a pessoas ricas e com contatos na sociedade organizada.

Na sua estratégia para enfrentar os vampiros, Danny  e Abba acabam atraindo Rose the Hat para o Hotel Overlook, onde ele viveu seu drama pessoal como uma criança iluminada, a qual teve de enfrentar as forças sobrenaturais que teve de conviver na infância. Ele também retorna ao bar, que foi frequentado pelo seu pai no hotel e encontra o mesmo garçom desencarnado, o qual o tenta oferecendo uma dose de Jack Daniel’s número 7, o que o fez comentar: “o homem toma o drinque, o drinque toma o drinque e aí o drinque toma o homem, mas remédio é o que é bom para todos os males. Você vai tomar o seu remédio”, mas não bebe.

O  hotel manteve a mesma decoração, tapetes e pisos da sua infância, ele também observa “que este lugar está doente, é como um câncer, só que pior”, ao avaliar as forças negativas ali presentes.  Ao enfrentar Rose the Hat, ele rememora que a diferença entre os dois é o tempo, o que resulta numa disputa de vida e morte entre as forças do bem e do mal, mostrando ao mesmo tempo que o mundo é um lugar voraz e de sonhos, mas quem há de negar ? (Kleber Torres)

 

Ficha técnica

Título : Doctor Sleep (Doutor Sono)

Direção, roteiro e cinematografia : Mike Flanagan

Elenco: Ewan McGregor, Rebecca Ferguson, Kyliegh Curran,  Cliff Curtis, Zahn McClarnon, Emily Alyn Lind,  Selena Anduze, Robert Lonystreet

Música :The Newton Brothers

Gênero : Terror

Estados Unidos \  Reino Unido \  Canadá

2019 •  cor •  144 min Doutor Sono e a eterna luta entre o bem e o mal

Nenhum comentário:

Postar um comentário