sábado, 1 de agosto de 2020

O Coringa ou melhor o dono da chave do caos


 

 

Ganhador do Leão de Ouro no 76º Festival de Cinema em Veneza, em agosto de 2019 e com 11 indicações para a 92ª edição do Oscar agora em 2020, conquistando com méritos o prêmio de melhor ator para Joaquin Phoenix, com uma atuação magistral e de melhor banda e trilha sonora para Hildur Guônadttir, o filme Coringa (Joker) retrata a trajetória de um dos vilões mais conhecidos dos gibis e do cinema, mergulhando transversalmente na mente conturbada de um psicopata. O filme também nos ensina nestes tempos conturbados da pandemia de coronavírus, uma lição do Coringa de que "não leve a vida muito a sério, porque você não vai sair vivo dela" e teorizou sobre o medo como a chave absoluta do caos.

O filme de suspense dirigido por Todd Phillips, que também assinou Cães de Guerra e a trilogia do Se beber não case, conta a história de Arthur Fleck (Joaquin Phoenix), um palhaço e comediante fracassado de stand-up, que nos idos de 1981 trabalhava para uma agência especializada em eventos, e era monitorado por uma psicóloga do serviço de assistência social, em decorrência problemas mentais, além de viver uma mãe instável, Penny (Francis Conroy), com quem vive num pequeno apartamento. Os seus problemas foram agravados por uma agressão sofrida,  que lhe provocou uma possível lesão craniana e agudizou os seus múltiplos problemas mentais.

 

Após ser demitido, depois de  fazer armado com um revólver uma apresentação num hospital infantil, Fleck mata, quando voltava para casa,  três executivos da Wayne Enterprises no  metrô de Gotham City.  Os crimes deflagram uma série de protestos contra a elite da cidade em decadência, e um dos focos da insatisfação era o empresário Thomas Wayne (Brett Cullen), pai de um Bruce Wayne (Dante Pereira Olsen) ainda uma criança e de quem o Coringa se julgava irmão em função das narrativas fantasiosas de sua mãe, sobre um suposto caso com o milionário.

 

O crime de Arthur Fleck ganha repercussão e  os manifestantes protestavam nas ruas fantasiados de palhaços tal qual o assassino não identificado, que vinha sendo caçado pela polícia. A coisa se complica quando o palhaço desempregado descobre que os recursos para programas sociais foram cortados e ele vai ficar sem remédios, o que aumenta a sua insatisfação.

Numa noite, sua vizinha e presumível namorada ,Sophie (Zazie Beetz)  vai ao seu show de stand-up, que fracassa pela falta de humor e pelo excesso de  risos despropositados do humorista, que acaba ganhando espaço no talk-show de um dos seus ídolos, o apresentador Murray Franklin (Robert de Niro). Neste interim, sua mãe acaba internada num hospital com um acidente vascular cerebral, depois de interrogada por  dois policiais que suspeitavam do envolvimento de Arthur Fleck com a chacina  no metrô de Gotham City.

Arthur confronta Thomas Wayne ao penetrar num evento frequentado pelo empresário, que lhe diz que Penny tem problemas mentais e não é seu pai biológico, além dos mais ele havia sido adotado ainda na infância, em seguida os dois discutem e o empresário aplica um soco do no comediante fracassado, Arthur Fleck rouba no Asilo Arkan a extensa ficha da sua mãe e descobre que foi adotado por ela ainda bebê, pois fora uma criança abandonada. Ele vai ao hospital onde ela está internada e mata a própria mãe adotiva. Como tudo é sonho e ilusão, o Coringa descobre, ao ir na casa de Sophie, que o possível caso entre  dois nunca existiu e era produto de sua imaginação e de uma mente doentia,

Quando começa  a se preparar para ir ao programa de TV ao qual fora convidado, ele foi visitado por dois ex-colegas de trabalho. Arthur mata um deles, mas poupa o anão, pois este o tratava bem no passado recente. No caminho para o estúdio, ele é perseguido pelos dois detetives num trem cheio de manifestantes fantasiados de palhaços. Arthur cria um tumulto e foge,

 

Ao escapar ele comemora dançando numa escada, em uma sequência  antológica, tão mágica  quanto a de Dançando na Chuva, uma cena clássica de Gene Kelly, que viralizou nas redes sociais, sendo imitada pelos turistas que visitam o Bronx. Na dança, os passos do ator e dançarino homicida combinam com os sons do fundo musical.

Na TV, ele pede a Murray que o apresente como Coringa e no ar passa a contar piadas de humor negro, em seguida,  confessa  a chacina  no trem e expressa sua raiva sobre o deboche de Murray em relação a sua pessoa, a quem acaba matando, sendo preso logo em seguida e  levado ao manicômio judiciário onde prepara a sua fuga para uma carreira ainda mais sanguinária,o que é uma deixa para uma sequencia do Coringa 2, que pode restituir a verdadeira versão do vilão do Batman, o que é uma outra história..

 

Outro destaque do filme além do desempenho de Joaquin Phoenix, são as reflexões filosóficas de Arthur Fleck ao dizer numa das cenas, que “nunca fui feliz nenhum minuto na p* da minha vida” ou “eu ´pensava que a vida era uma comédia, mas descobri que é uma p* tragédia”.

Ele também sabia  que o seu dia iria chegar e “eu vou esfregar na cara de quem um dia duvidou de mim,“ numa referência às vítimas que liquidou, o que é normal para algum que dizia que não se pode confiar em ninguém ultimamente,  e que a loucura é como a gravidade, só precisa de um empurrãozinho ou sabia que a alegria do palhaço é ver o circo pegar fogo e que a chave do caos é o medo (icha 



Ficha Técnica 


Título : Coringa (Joker)


Diretor : Todd Phillips 

Roteiro : Todd Phillips, Scott Silver

 

Elenco : Joaquin Phoenix, Robert de Niro, Zazie Beetz, Francis Conroy, Brett Cullen, Shea Whigham, Bill Camp, Gleen Fleshler, Dante Pereiora Olson e Carrie Louise Putrello

 

Cinematografia : Lawrence Sher~

 

Música : Hildur Gudnadótic

 

2019


Nenhum comentário:

Postar um comentário