domingo, 30 de agosto de 2020

Uma obra iluminada e que veio para ficar na história do cinema

 


                                   

Considerado um cult movie de terror e suspense dirigido por  Stanly Kubrick, o filme O Iluminado ( The Shinning) narra uma tragédia famíliar. Tudo começa quando Jack Torrance (Jack Nicholson, com uma interpretação magistral), um escritor fracassado e alcoólatra em recuperação se torna zelador durante o inverno do isolado Hotel Overlook, nas Montanhas Rochosas, no Colorado. Além de cuidar do imóvel sem hóspedes, ele espera no tempo livre poder escrever um romance e vencer os  bloqueios que o limitavam no campo literário.

Ele se instala no hotel em companhia  da mulher Wendy (Shelley Duvall) e do filho Danny (Danny Lloyd),  um iluminado e que tem o dom da premonição e viusões. A criança acaba tendo contato com  o cozinheiro do hotel, Dick Hallorann (Scatman Crothers), com  essa mesma capacidade e que passa a  se comunicar  telepaticamente com ela.

Quando chega o inverno e começa a nevar, interrompendo o contato por terra  com o hotel, Jack não consegue escrever, e fica datilografando frases repetitivas. O  seu estado mental começa a se deteriorar de forma gradativa. Neste interim,  as visões de Danny se tornam cada vez mais perturbadoras: ele tem visões de duas gêmeas e de outros fantasmas que povoam o hotel, bem como das tragédias que ocorreram no seu interior, onde o antigo zelador também matou a mulher e as filhas num acesso de loucura.

Jack começa a tratar a mulher e o filho com aspereza e a cada dia se torna cada vez mais violento. Ele  começa a se transformar numa espécie de  maníaco homicida influenciado por forças malignas, deixando aterrorizada sua família. Durante uma tempestade de neve, ele corta as comunicações por telefone e por rádio do hotel e depois a mata Dick Hallorann, que veio em socorro da família.

Enquanto a saúde mental de Jack piora a cada dia, o filho Dany vê sangue esguichar nos corredores do hotel, tem encontros com fantasmas e lê a palavra assassinato (murder) de trás para frente na porta do seu quarto, uma espécie de  telegrama sobre a tragédia anunciada que se avizinha. O pai, consegue escapar do friogorífico onde foi colocado por Wendy, ao se defender dele com um bastão de basebol, provocando a queda do marido que rola das escadas no vão central do hotel e acaba perdendo a consciência.

Jeck, cada vez mais enlouquecido por forças sobrenaturais, também  bebe no bar do hotel, onde é atendido pelo garçon Lloyd (Joseph Turkell), que o considerava um cliente especial e que não precisava pagar as despesas com bebidas. Jack acaba morrendo congelado na neve ao perseguir a mulher e o filho num grande  labirinto de plantas a céu aberto. Embora a história tivesse como referência 1977, nas fotos do salão de festa do hotel Overlook aparece uma foto de Jack, nos festejos do ano novo de 1921, cinco décadas antes da sua morte,

Uma sequência de O Iluminado é Doctor Dleep (Doutor Sono) foi lançado no ano passado, 40 anos depois do primeiro filme, com Danny já adulto enfrentado vampiros, numa guerra que termina com o Hotel Overloork  engolido pelas chamas depois de uma série de mortes. Há dois anos, O Illuminado foi selecionado para preservação pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, que o incluiu no National Film Registry, por ser considerado como uma obra significativa em termos culturais, estéticos e históricos. (Kleber Torres) 

 

Ficha Técnica

 

Título : O Iluminado  (The Shining)

Direção : Stanley Kubrick

Roteiro :  Stanley Kubrick e Diane Johnson, a partir de uma obra de Stephen King

Elenco : Jack Nicholson, Shelley Duvall, Danny Llloyd, Scatman Crothers, Barry Nelson, Jack Turkel, Philip Stone e Anne Jackson

Cinematografia : John Alcott

Música : Wendy Carlos e Rachel Elkind, mais Béla Bartók e Hector Berlioz

Lançamento : 1980

144 minutos


Nenhum comentário:

Postar um comentário