segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Além das paredes







Além das Paredes (Beyond the Walls) é um filme israelense que foi indicado para o Oscar como melhor filme estrangeiro de 1984, mas perdeu o titulo para Dangerous Movies. O filme foi inteiramente rodado no interior de uma prisão mostrando além da conflitiva relação entre guardas e detentos, o outro lado do complexo e conturbado litígio entre os palestinos e israelenses, descendo aos bastidores de uma questão que se desdobra ao longo de quase 70 décadas e foi um legado histórico do colonialismo que definiu de forma arbitrária as fronteiras entre povos e nações a partir dos interesses das grandes potencias.
Dirigido por Uri barbash, Além das Paredes é sobretudo um filme polemico pela sua essência. Ele mostra inclusive a tortura praticada por guardas sádicos, inescrupulosos contra presos políticos ou não, bem como o seu trabalho de separar os palestinos e os isreaelenses através de uma série de  barreiras de ordem étnica, ideológica e cultural.
O que os guardas  não esperavam é que o líder dos judeus no presídio, um assaltante de bancos interpretado por Arnon Zadock, se aproximasse do espião ou terrorista palestino, Muhamad Marki – revelado em Anna K, um filme de Kosta Gravas – para deflagrarem uma luta comum dos presos hebraicos e palestinos pelo resgate dos direitos humanos e para combater a estrutura corrupta do presídio.
Como estratégia de enfrentamento político os presos deflagram uma greve de fome, e só abrem as negociações com uma comissão especial indicada pelo governo para apurar as denúncias dos abusos e das irregularidades. Os esforços para esvaziamento do movimento  inclusive com a soltura do preso palestino  são infrutíferas, pois ele prefere continuar preso e voltar para o seio da família e abdicando até de conhecer o filho de quatro anos a quem nunca tinha visto antes.
O filme revela um drama comovente, humano e realista, mas que também tem similitude com o complexo universo dos presídios brasileiros onde não são nítidas as divisões raciais, sociais e culturais, a exemplo dos presos do mensalão que tiveram tratamento diferenciado na Penitenciária da Papuda, e onde há também uma disputa entre grupos e facções antagônicas e irreconciliáveis, tudo compondo um pano de fundo de um sistema carcerário corrupto e desigual, que precisa ser revisto. (Kleber Torres)

 FICHA TÉCNICA:
Gênero: Drama
Direção: Rudy Cohen, Uri Barbash
Elenco: Ali Al'Azaari, Arnon Zadok, Avi Abuav, Eliezer Albala, Muhamad Ali, Muhamad Bakri, Ya'ackov Ayali, Yardena Arazi, Yussuf Abed A'Nur
Duração: 103 min.
Ano: 1984

País: Israel

Nenhum comentário:

Postar um comentário