domingo, 24 de agosto de 2014

Um retrato da vida em 24 fotogramas por segundo







Retratos da Vida - Les uns et les autres – é um dos filmes antológicos  do francês Claude Lelouch.  Com dança, música e guerra, ele traça um grande painel  da vida de quatro famílias e de um mundo em mudança, que começa em 1936 e vai até os anos 80, através dos caminhos cruzados pelo acaso ou destino e em quatro grandes centros urbanos do mundo: Moscou, Paris, Berlim e Nova York.
O elo de ligação destas quatro famílias que  têm os seus caminhos cruzados é de alguma forma a Segunda Guerra Mundial, com seus horrores, mostrando como ao  longo de três gerações, as vidas de diferentes famílias na Rússia, França, Alemanha e Estados Unidos, todas ligadas pela música, são afetadas por um conflito e as suas conseqüências políticas, sociais, humanas e culturais.
 A sincronização da direção, com a história, com o excelente desempenho do elenco e as locações selecionadas, contribuem para a compreensão de um conjunto de histórias tendo a música como pano de fundo e referencial maior. Sharon Stone tem uma pequena participação e aparece assistindo ao concerto na cama com Jack Glenn.
As histórias têm como referência, a bailarina do Bolshoi Tatiana Itovitch, em Moscou, que  perde seu marido, o músico Boris Itovitch, no front russo. Ela cria sozinha o filho do casal, que se torna uma bailarino profissional Sergei, o qual em função da represessão se torna um dissidente e foge da União Soviética. Ele se torna pai uma filha, Tania, que se torna bailarina.
Na França, a violinista judia Anne Meyer se casa com o pianista Simon Meyer e os dois acabam  enviados para um campo de concentração nazista, onde Simon morre. Durante a viagem de trem para o campo, Simon consegue deixar o bebê na linha do trem e ele  acaba encontrado e criado por um padre, tornando-se o advogado Robert Prat, que se torna pai um filho cantor profissional.
Ainda na França do pós-guerra, a cantora Evelyne é acusada de ser colaboracionista – como uma parcela significativa dos franceses durante o período da guerra – por ter se tornado amante de um nazista.  Discriminada e isolada, ela deixa Paris e se muda para Dijon, onde  tem uma filha, Edith. Os mesmo tempo, na Alemanha, o pianista e maestro Karl Kremer deixa a mulher Magda e seu filho para lutar na guerra.
Nos Estados Unidos, o cantor Jack Glenn deixa sua mulher Suzan para servir o exército e vai atuar entretendo as tropas em Londres e na Europa. O filho do casal Jason, que é homossexual assumido  e sua filha, a cantora Sara Glenn, se tornam celebridades e ganham fama no show business. As suas vidas se cruzam em uma apresentação promovida pela Cruz Vermelha tendo como pano de fundo o  Bolero de Ravel, em Paris mostrando um drama essencialmente humano e que a arte redime a violência se sobrepondo à guerra e à morte . (Kleber Torres)

Ficha Técnica
Título Original: Les Uns et les Autres
Direção:Claude Lelouch
Ano:1981
País:França
Gênero:Drama, Musical
Duração:184 min. / cor

Elenco: Nicole Garcia, Geraldine Chaplin, Macha Méril, Robert Hossein, Daniel Olbrychski, Jorge Donn, Rita Poelvoorde, Evelyne Bouix, Francis Huster, Raymond Pellegrin, Michel Piccoli, James Caan, Jeanne Moreau, Fanny Ardant e Sharon Stone numa pontinha.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário